2013/07/13

Empresas de dados ou "Espionagem Comercial"?


Ainda recentemente falávamos de um futuro sem privacidade onde os nossos smartphones e SmartGlasses estivessem continuamente à espreita das pessoas e veículos que passassem por nós, e eis que esse reino da ficção afinal pode estar bem mais próximo da realidade do que se pensava. Se temos cada vez mais casos de operadores de telecomunicações que vendem os dados (supostamente anonimizados) dos trajectos feitos pelos seus clientes, temos também empresas que se dedicam a compilar todo o tipo de dados sobre o "público" para depois os venderem a quem estiver interessado. Uma empresa nos EUA já fornece um serviço que permite saber por onde andou determinado automóvel.

Sim, é certo que o serviço ainda deixa bastante a desejar, havendo boas probabilidades do vosso carro nunca ter sido "apanhado" na sua rede, que consiste em veículos equipados com sistemas de gravação e reconhecimento de matrículas - idênticos aos usados pelas forças policiais - particularmente se apenas andarem por locais mais remotos - mas é algo que vai de encontro ao que falávamos ontem: com a tecnologia a tornar-se os equipamentos cada ve mais poderosos e compactos, não é difícil imaginar que daqui por uns anos, os nossos gadgets possam estar a enviar estes dados em quantidade colossal para os respectivos serviços que utilizarmos, sejam eles o Google, Apple, Microsoft, ou as mil e uma apps a que dermos uso.

Pelo menos nos EUA, parece que não há impedimento legal de se gravar e processar o que se vê na via pública (por cá não faço ideia de como seja), pelo que estas empresas estão livres para compilar bases de dados sobre todas as matrículas gravadas, assim como a hora e o local em que se encontravam. Com quantidade suficiente de dados começará a ser possível reconstituir os padrões de movimento diário de todo e cada veículo - para não falar da facilidade que será apanhar núcleos de interesse especiais: como hospitais, determinadas fábricas ou edifícios governamentais, etc. bastando colocar um ou mais carros estacionados em locais estratégicos de acesso a estes pontos.

... A privacidade já era...

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)