2013/07/21

FabScan - Scanner 3D a Laser por 100 Euros


Se as impressoras 3D estão cada vez mais popularizadas, é de esperar que também se tornem cada vez mais comuns os scanners 3D que permitam capturar todas as informações de um objecto 3D existente para que possa ser posteriormente recriado por uma impressora 3D. Este FabScan recorre a um sistema laser com prato de rotação a 360º, e tem a vantagem de poder ser construído por apenas 100€,


O projecto é inteiramente open-source, com todos os componentes a estarem disponíveis para download, e depois de concluído permite fazer o scan de qualquer objecto de forma bastante simples, podendo os pontos 3D (point cloud) serem exportados como ficheiros PCD e PLY que poderão ser usados para criar os objectos numa impressora 3D.

É aproveitar enquanto este novo "mercado" não está ainda sujeito a DRM e outras imposições para evitar abusos dos direitos de autor, porque é fácil prever que daqui por mais alguns anos, um scan ou impressão 3D será algo que muito provavelmente só será possível com autorização de um serviço central que valide o pedido e aplique automaticamente uma "taxa" para os direitos de autor... mesmo se se tratar de algo que vocês próprios fizeram.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)