2013/07/31

Facebook estreia Posts Embutidos


Depois do Twitter e do Instagram, é agora ver do Facebook disponibilizar outra forma para espalhar mais do seu conteúdo pela web, com um novo sistema que permite embutir qualquer post público do Facebook em qualquer página web copiando um pequeno trecho de código HTML e javascript (à semelhança do que se faz para colocar um vídeo do YouTube, por exemplo).

Isto faz com que na prática se tenha uma "janela" para o Facebook em qualquer lado, com as possibilidade de fazer like, partilhar e comentar directamente dessa página web.

Isto demonstra o quanto estes sites estão sedentos por alargar ainda mais sua área de influência. Se até ao momento alguém que não desejasse ir ao Facebook sabia que bastava não ir lá... agora não terá muitas hipóteses de evitá-lo pois poderá surgir em qualquer site da web que visite. É o verdadeiro caso, de "se um utilizador não vai até ao Facebook... vai o Facebook até ele!"

Com esta possibilidade de exposição acrescida e facilitada que permitirá que os utilizadores divulguem posts (os seus próprios, ou de outros) em qualquer site, o Facebook esperará também conseguir que mais pessoas passem a usá-lo como núcleo central da sua criação de conteúdos. Usando o Facebook não como simples ferramenta para partilhar coisas feitas noutros lados (nos seus sites, por exemplo), mas invertendo o processo: fazendo as coisas no Facebook e usando os sites como local extra de divulgação.


Vamos ver que tal resulta. Por enquanto, a única coisa que notei foi que os botões do Facebook que tenho aqui no Aberto até de Madrugada deixaram de funcionar - e uma vez que não alterei nada, suspeito que tenha sido alguma modificação feita pelo FB relacionada com esta nova funcionalidade. Espero bem que a coisa fique resolvida em breve.


1 comentário:

  1. Anónimo1/8/13 19:37

    Okay a este ritmo vou ter que arranjar outra extensão para bloquear a porcaria do facebook, já que quero ter os ads ligados em certos websites. (uso o Adblock para bloquear o facebook fora do próprio facebook)

    ResponderEliminar