2013/07/31

Intel Promove MinnowBoard em Resposta ao Raspberry Pi


A Intel parece ter reconhecido o sucesso do pequeno Raspberry Pi (que já vendeu mais de um milhão de unidades) e quer oferecer algo idêntico para os que desejam um computador "embedded" para os seus projectos... mas usando os seus chips, obviamente. O resultado é um micro-computador de tamanho supercompacto e igualmente despido: o MinnowBoard.

Com um CPU Atom E640 a 1Ghz, este sistema é bastante mais potente que o pequeno Raspberry Pi, e vem com 1GB de RAM (DDR2), 4MB de Flash para o firmware, Ethernet Gigabit, USB, microSD, DVI (via HDMI), e SATA2 (para além de pinos e entrada saída, alguns leds e switches para auxiliar o debug e experiências que queiram fazer).

Só o facto de ter SATA e Gigabit Ethernet, faz com que este MinnowBoard se torne atractivo para criar alguns sistemas de alto-desempenho que estão fora do alcance do pequeno PI. Infelizmente isso vem também com uma factura mais pesada, pois este brinquedo custa $199 (bem mais que os $35 do Pi).

6 comentários:

  1. lol. Só iria comprar uma se fosse dual lan Gigabit para meter pfsense, porque de resto é só para dizer que tem um processador intel um bocadito mais rápido.
    Se for para brincar com o GPIO a máquina que é, é um overkill e por isso prefiro dar uns 35€ por um raspberrypi que é bem mais econômico em termos de consumos.
    SATA2? really? para quê? correr um sistema operativo? prefiro comprar um beagle bone black.
    A intel quer impingir a porcaria dos cpus atom à força toda.

    ResponderEliminar
  2. Nos tempos que correm existem felizmente algumas tiradas que ainda me fazem rir à gargalhada:
    - "este MinnowBoard se torne atractivo para criar alguns sistemas de alto-desempenho".
    Alto-desempenho num Atom... :-)

    Quanto ao resto, só de pensar que um destes dá, por exemplo, para +-6 Raspberry pi ou 4 BeagleBone Black para olhar para a minha bola-de-cristal e vaticinar que este acto de desespero da Intel se vai tornar num dos maiores flops de sempre!

    @braço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O "alto-desempenho" é sempre relativo, mas há muitas tarefas onde um CPU x86 continua a ser mais vantajoso que um ARM. Liga um Raspberry Pi a um SSD para ver que partido é que pode tirar dele... :)

      Eliminar
    2. Percebo onde queres chegar mas apenas comparas com Raspberry quando o que não faltam por aí são boards ARM com SATA 2 e EthernetG como por exemplo a Marsboard ou Cubieboard com etiqueta $49. Mais uma vez dá para 4 destas duas últimas!

      @braço.

      Eliminar
    3. Só te estás a esquecer do pormenor de nenhuma delas ser x86. :)

      E a nível de desempenho... olha que por muito fraquinho que seja o Atom, é sempre mais rápido que a grande maioria dos ARM (incluindo os Snapdragon S4 - embora esteja curioso para ver que tal se irá comparar face aos novos Snapdragon 800).

      Se na relação desempenho/preço o ARM poderá continuar a ser mais atractivo (para muitas coisas fará muito mais sentido comprar um dessas boards ARM a menos de metade do preço), para as situações onde for obrigatório usar um x86 é bom saber que existe este projecto opensource que nos dá essa possibilidade.

      Eliminar
  3. E...

    Será que corre XBMC? :) Com FullHD e DTS? :D

    Assim um www.openelec.com ? :)

    ResponderEliminar