2013/07/31

A Fragmentação no Android Visualizada


A questão da fragmentação no Android parece não querer deixar de ser notícia, e desta vez temos umas interessantes visualizações que poderão servir para nos dar uma perspectiva do que se passa.

Atenção que não se deverá associar fragmentação com algo implicitamente negativo. Numa plataforma aberta é inevitável que essa fragmentação exista - e que seja até promovida e bem recebida. É graças a isso que existem todos os diferentes equipamentos, oferecendo maior diversidade de escolha para que cada um possa decidir qual é o melhor para si. O problema que muitas vezes surge, é que devido a toda esta variedade de equipamentos, tamanhos de ecrã, etc. nem sempre os developers se darão ao trabalho de afinar as coisas da melhor forma para tirar partido de todos eles - para não falar da questão de muitos destes fabricantes se dedicarem apenas a uma mão cheia dos seus equipamentos mais recentes deixando esquecidos os outros (quanto a updates para novas versões ou correcção de erros e falhas de segurança).

Felizmente nalguns casos o Google já arranjou forma de ultrapassar isso pendurando as soluções nas suas apps de sistema e chegando à maioria dos Androids sem ter que esperar pelas actualizações dos fabricantes.


Olhando para o mercado em termos de marcas, é fácil ver a diferença entre a Samsung e... todos os outros. O segundo classificado segundo este gráfico é a Sony-Ericsson que se fica por cerca de 1/6 da Samsung.

Não vamos sequer comparar estes gráficos com os da Apple e do seu iOS, pois não faz qualquer sentido compará-los. O que interessa discutir é que a fragmentação tanto vem acompanhada por desafios que têm que ser superados... como também representa uma enorme vantagem e diversidade que ajudou a que o Android se tornasse no que é hoje (por algum motivo a Apple foi forçada a ceder nos seus tamanhos "perfeitos", criando um iPhone 5 esticado e um iPad mini mais reduzido - com rumores a indicarem que mais variedade poderá surgir em breve).

A fragmentação não é o problema... o problema é garantir que essa mesma fragmentação não se torne impeditiva no acesso às actualizações de forma atempada e a apps que estejam preparadas para tirar o melhor partido daquilo que o equipamento disponibiliza.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)