2013/07/30
Google Resolve Problema de Segurança do Android dispensando Actualizações do Sistema
Nos últimos tempos muito se tem criticado a mais recente vulnerabilidade que afectava praticamente todos os Android e que permitia que uma app fosse modificada com código malicioso sem que tal pudesse ser detectado pelo sistema. O Google corrigiu o problema, mas a questão principal é que essa actualização dificilmente iria chegar à maior parte dos equipamentos Android no mercado. Felizmente há muita gente inteligente a trabalhar no Google... e para resolver este grande problema nada melhor que uma grande solução. O Google arranjou forma de solucionar este problema de segurança para praticamente todos os Android sem que seja necessária qualquer intervenção ou actualização por parte dos fabricantes.
Qual é esta solução milagrosa? O Google simplesmente optou por implementar um novo serviço de verificação de apps que é instalado a par das apps oficiais do Google, e que faz a verificação de todas as apps que instalarem no vosso Android, quer venha de fontes oficiais ou não oficiais. Uma vez que a app do Google Play oficial do Google está disponível para Androids com versão 2.3 e superior, isso faz com que apanhe cerca de 95% dos equipamentos Android no mercado - sendo bastante mais agradável do que imaginar que esses milhões de dispositivos teriam para sempre uma vulnerabilidade que não iria ser corrigida.
Quem poderá não achar grande piada a este novo sistema (para além dos atacantes interessados em aproveitar a vulnerabilidade) serão as empresas de software "anti-virus" para Android, que graças ao sistema de verificação e validação de todas as apps, acabam por se tornar desnecessárias mesmo para aqueles que habitualmente instalam software de fontes não oficiais.
Bem jogado Google...
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
O como ficam os Kindle no meio disto?
ResponderEliminarFicam a cargo da Amazon, como sempre. :)
EliminarPelo que percebo, só testa as apps que forem instaladas posteriormente, as que já tiverem instaladas não, certo?
ResponderEliminar