2013/07/30

Sony e Panasonic juntam-se para criar Discos de 300GB

Parece que ainda há quem veja futuro nos discos ópticos, e ao menos desta vez vemos duas empresas a trabalhar em conjunto em vez de proporem standards incompatíveis como no infeliz caso dos HD-DVD vs Bluray. A Sony e a Panasonic aliaram-se para criarem um novo formato de discos ópticos com capacidade mínima de 300GB destinados a estúdios e utilizadores profissionais com necessidade de manter arquivos dos seus conteúdos vídeo.

Tudo irá depender dos custos e da longevidade que estes discos forem capazes de garantir - mas a mim parece-me que se tornará cada vez mais difícil competir com discos rígidos que em 2015 deverão oferecer ainda maior capacidade do que actualmente, e a preços ainda mais reduzidos. Para que discos ópticos se tornem atractivos terão que ter um custo substancialmente inferior...

Enquanto alguns dizem que este formato poderá vir a passar para o mercado doméstico (os filmes em 4K certamente agradeceriam o espaço extra), não me parece que os consumidores estejam dispostos a, depois de terem passado dos DVDs para os Blurays, tenham novamente que voltar a comprar discos 4K num novo fomato obrigando a novos leitores. Esperemos que por essa altura já tenhamos codecs como o H265 a permitir a transmissão de vídeo 4K pela internet de forma eficiente.

Para mim, posso equiparar o futuro dos discos ópticos ao uso que tenho dado ao drive óptico no meu computador... que já nem me recordo quando foi a última vez que abriu a gaveta. (Sendo que mesmo nos jogos que compro em disco, por norma trazem o código para download no Steam ou nas respectivas lojas digitais).

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)