2013/07/30

The Old Reader vai Expulsar todos os Utilizadores Recentes


Más notícias para os utilizadores mais recentes que passaram a usar o The Old Reader como substituto do Google Reader. O The Old Reader era uma das alternativas mais populares para quem procurava um RSS feed reader de aspecto idêntico ao Google Reader, mas em breve irá encerrar as portas e passar a site privado.

Actualização: afinal parece que o anúncio terá sido prematuro e que o The Old Reader continuará a existir para todos.

É que este site é mantido por um casal que se lançou nesta aventura em forma de hobby, mas que devido à morte do Google Reader se viu a braços com uma crescimento brutal que simplesmente já não permite que a coisa seja feita a nível de "brincadeira" para alguns poucos milhares de utilizadores. Depois de muitos sacrifícios pessoais e familiares, decidiram que é tempo de voltarem a ter vida própria, tendo optado por reduzir drasticamente o número de utilizadores, mantendo apenas os utilizadores mais antigos que usavam o serviço antes do anúncio de que o Google Reader iria desaparecer, assim como os utilizadores que os criadores conhecem pessoalmente, ou aqueles que enviaram donativos. Segundo as suas próprias palavras, dizem que é preferível ter um site que funcione para dez mil utilizadores, do que um constantemente com problemas para 420 mil!

Uma explicação que é compreensível, mas que poderá não ser lá muito bem recebida pelas centenas de milhar de utilizadores que pensavam ter encontrado um refúgio seguro neste serviço após a morte do Google Reader.

Será um pouco injusto que um utilizador que lá tenha chegado depois do dia 13 de Março (dia em que o Google anunciou a morte do Reader) fique de fora, enquanto outro que o tenha feito no dia 12 continua a poder usar o serviço. Melhor seria que tivessem limitado as contas gratuitas a meia dúzia de feeds, oferecendo uma modalidade paga para quem quisesse mais (como o Newsblur faz). Certamente que pelo menos 4 ou 5% daqueles 420 mil utilizadores não se importariam de pagar um valor simbólico de $1/mês para usar o serviço, e isso possivelmente permitira que os seus criadores passassem a olhar para o projecto como algo que pudessem fazer a tempo inteiro. Mas claro que estão no seu direito de não o querer fazer - e tanto é que até estão a colocar o projecto à disposição de alguém que o queira comprar e investir os recursos necessários para fazer chegar o The Old Reader a todos os que o quiserem utilizar.

No entanto, isso de nada serve para aqueles que já no próximo mês irão ficar sem The Old Reader. É tempo de procurarem outra alternativa.

7 comentários:

  1. Quando encontrei o inoreader.com deixei de procurar alternativas.

    ResponderEliminar
  2. estou muito satisfeito com o feedly

    ResponderEliminar
  3. Eu bem disse que nem todos iam sobreviver.
    TT-RSS \m/

    ResponderEliminar
  4. cloud.feedly.com

    Excelente.

    ResponderEliminar
  5. Olá Carlos,

    Não sei se leste o post todo no blog, mas o que eles dizem é "caso exista alguém disposto a comprar o The Old Reader para futuro desenvolvimento, eles estão mais que abertos a essa possibilidade".
    Devo dizer que compreendo perfeitamente a posição dos criadores e que, apesar de ter chegado muito pouco depois do dia 12 de março, não levo a mal a decisão - há que respeitar as decisões e aceitar que nem toda gente mede o sucesso de uma aplicação web pelo número de utilizadores. O The Old Reader tinha um objectivo específico (gestão de feeds para os amigos e conhecidos dos criadores) e eles não querem desviar-se desse objectivo.
    Suponho que dentro de alguns anos será objecto de culto...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Marco, provavelmente também não leste o post todo. :)

      Eu refiro isso:
      "... até estão a colocar o projecto à disposição de alguém que o queira comprar "

      Eliminar