2013/07/30

iOS7 Beta faz referência a sensor de impressões digitais no novo iPhone


Voltam a subir de tom os rumores sobre a existência de um sensor de impressões digitais no próximo iPhone, inflamados pela referência na última versão beta do iOS7 a imagens que mostram uma pessoa a tocar no home button com o polegar, assim como mensagens de que o processo de leitura da impressão digital está a ser feito.


Esta será, até ao momento, a mais credível indicação de que a Apple se prepara para dar uso à tecnologia que a Apple conseguiu com a compra da AuthenTec, e que se especializava num sensor inovador, de tamanho bastante compacto, e que é capaz de ler as impressões digitais penetrando a superfície da pele com ondas de rádio e sensores capacitivos.

Claro que a existência de tal sensor abre as portas a muitas mais utilizações no home button, como por exemplo a hipótese de poder ser usado para detectar gestos (fazer um swipe no home button para alternar entre apps, por exemplo), ou fazer scroll, etc. etc. De certo modo até parece um retrocesso aos tempos em que os smartphones e telemóveis tinham uma trackball ou pequeno trackpad... só que aqui em versão mais avançada.

Quanto à utilidade de ter um sensor biométrico sempre à mão... as possibilidades são imensas, desde que o sistema funcione realmente bem. Seria dispensável um código pin para usar o smartphone; reconhecer automaticamente o utilizador e abrir o seu perfil personalizado; ou usar diferentes dedos para iniciar diferentes Apps. Vamos lá ver o que a Apple estará a preparar nesta área.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)