2013/07/27

O efeito da Sujidade e Riscos nas Lentes Fotográficas


No outro dia vimos que as lentes fotográficas são bem mais resistentes do que se poderia supor à primeira vista mas, como bem sabemos, por vezes não há resistência que nos livre de um triste imprevisto. Sujar uma lente é algo que poderá arrepiar qualquer pessoa, e no caso de a riscarem ou quebrarem... não deverá faltar muito para que vejam uma pessoa adulta a chorar que nem uma criança (especialmente se for uma "daquelas" lentes que custam mais que a própria câmara). Mas até que ponto é que riscos ou sujidade afectam a imagem?

Certamente já terão passado por aquela experiência de querer fazer com que a imagem fotografada ficasse com um qualquer formato especial, colocando um cartão recortado com esse formato à frente da lente, para descobrirem que afinal a câmara continua a captar a imagem completa. No caso dos riscos e sujidade, assistimos exactamente ao mesmo efeito, com alguns exemplos extremos do que se pode fazer a uma lente antes de finalmente começarmos a ver uma degradação visível na imagem.

Da próxima vez que estiverem preocupados com um bocado de sujidade ou pó na lente, talvez o melhor seja acalmarem-se e relembrarem-se que isso não tem qualquer impacto perceptível na fotografia. :)

[Obrigado ao André Henrique pela dica]

1 comentário:

  1. Um filtro UV ajuda a evitar males maiores às lentes que custam uma fortuna.

    ResponderEliminar