2013/07/07

Traktor DJ para iPad e iPhone


Muitas vezes vemos equipamentos e funcionalidades serem transpostas para apps em smartphones e tablets que se limitam a tentar simular e representar aquilo que já existia, replicando os elementos funcionais dos equipamentos a substituir. No caso dos DJs, muitas das apps apresentam "discos virtuais" que permitem interagir com as músicas. Mas... nem sempre isso será a melhor opção - pois limita desde logo as funcionalidades que se poderão ter. No caso do Traktor DJ para iOS (link app store), a opção dos seus criadores foi criar um interface completamente novo que dispensa os elementos estéticos tradicionais e focando-se unicamente na waveform sonora, com a qual se interage directamente.

É possível fazer-se o "scratch" arrastando a waveform, ou então tocar pequenos segmentos manualmente enquanto a música continua a tocar, ou até fazer loops e edições, tudo à distância de alguns toques e gestos no ecrã que acabam por ser feitos de forma bastante intuitiva e com maior facilidade do que decorar uma dezena de botões incaracterísticos.

A App custa 17,99€ mas se são DJs profissionais, ou mesmo se apenas gostam de "espremer" um pouco as vossas músicas, não é um valor nada exorbitante para o que esta app proporciona. A app ideal para aquecer ainda mais estas noites de Verão com músicas personalizadas ao ritmo do momento.



1 comentário: