2013/08/14

A Melhor Altura para Vender o iPhone


A menos de um mês para a apresentação do novo iPhone da Apple - evento que os rumores indicam ser a 10 de Setembro - estamos também no momento ideal para venda dos actuais iPhones antes que sofram a inevitável desvalorização com a chegada dos próximos modelos.

Este último mês é crítico para se conseguirem os melhores negócios (para quem vende), sendo que a avaliar pela tendência dos anteriores iPhones nos últimos anos, a desvalorização pode atingir os 10 ou 20% dependendo dos modelos. Sem surpresas, modelos como o iPhone 4S desvalorizam menos que os modelos anteriores - em parte por ser um modelo mais recente, mas também podendo ter a ver com o facto de ser o modelo que passou a ter o acesso à Siri, que é sempre um factor a ter em conta (principalmente nos mercados onde é suportada na sua plenitude).

Poderá fazer-nos relembrar que vamos agora para o terceiro modelo com Siri, e que a sua utilidade fora dos EUA permanece incrivelmente limitada - sendo incompreensível como é que, no mínimo, a Apple nem sequer se deu ao trabalho de permitir a função de "voice to text" em português, coisa que a Nuance tem há anos.

Regressando às vendas... se quiserem amortizar a compra do próximo iPhone com a venda do actual, será melhor tentarem fazer o negócio quanto antes. E este ano teremos que ter em conta que a chegada de novos iPhones low-cost poderá causar maior reboliço no mercado de usados: a existência de um iPhone 5C novo a 350€ (valor "inventado"), irá complicar a vida aos preços de qualquer iPhone 4/4S (e até possivelmente ao do actual iPhone 5).

Caso estejam compradores... então não há nada que enganar: o que têm a fazer é aguardarem até ao próximo dia 10 de Setembro para verem o que a Apple tem para oferecer, e nessa altura decidirem qual será a vossa melhor opção.

3 comentários:

  1. Eu estou e pensar em vender o meu.

    Mas para quando fica disponível o novo 5S em Portugal?? Existem datas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Provavelmente no segundo ciclo de lançamento, como tem sido habitual nos últimos anos. Uma semana depois do lançamento nos EUA. O evento é a 10, o lançamento deve ser dia 19 ou 20, o lançamento em Portugal deve ser dia 26 ou 27.

      Eliminar
  2. E se estão compradores de ações da Apple ... estão numa situação difícil :)
    - depois de uma queda próxima dos 40% desde Outubro de 2012, atingiram o ponto mais baixo no final de Junho,
    - mas a partir de Julho têm subido bastante, o que quer dizer que os "mercados" esperam boas novidades em 10 de Setembro. Se as novidades forem só assim-assim as ações caem.
    Se comprarem agora e venderem lá para o princípio do mês que vem ganham pela certa. Eu não compro porque posso perder :)

    ResponderEliminar