2013/08/11

App KeyMe deixa-te copiar Chaves Digitalmente

O velho "there's an app for that" volta a aplicar-se perfeitamente a quem tiver tendência para perder as chaves ou ficar trancado fora de casa. Com a app KeyMe é possível guardar uma cópia digital das chaves, que poderão ser feitas em qualquer loja da especialidade, ou encomendadas para que sejam entregues em vossa casa (ou de familiares ou amigos).

Claro que a app é apenas a componente digital do processo que funciona em parceria com o serviço que realmente se encarrega de fazer as chaves. Mas não deixa de ser simultaneamente interessante e assustador tomarmos consciência que as nossas fechaduras poderão ser facilmente ultrapassadas com uma simples fotografia da sua chave.

... Claro que toda e qualquer fechadura acaba por não ser mais que uma mera ilusão de segurança, já que todas elas são ultrapassáveis - sendo apenas uma questão do tempo e trabalho que irão dar aos "especialistas" (e onde nos piores casos, poderão ser abertas numa questão de segundos - mas acho que é daqueles casos onde, para a maioria das pessoas, será melhor permanecerem na pacífica ignorância de nem saberem que é assim!)

Por agora, ainda nos resta alguma consolação em saber que esta app ainda obriga a que se visite uma loja para fabricar a chave (ou esperar que chegue pelo correio)... mas imaginado que no futuro se possam vir a ter impressoras 3D portáteis - ou até integradas nos smartphones - a coisa tornar-se-ia bem mais crítica. O que vale é que provavelmente nesse mesmo futuro as fechaduras já teriam sido substituídas por sistemas que não dependeriam só de uma chave física para abrir uma porta.

1 comentário:

  1. Isto é uma app para proteger como uma password de 128 dígitos.
    Perco o telemóvel e lá dentro vão as minhas chaves de casa ?!

    Por acaso é pior que perder as chaves e nem é preciso perder o telemóvel. Cada vez que se tem perdido as chaves de casa tem-se mudado a fechadura, à cautela. Agora, alguém as fotografa disfarçadamente, faz uma cópia e pode-me entrar em casa quando quiser ! Um pesadelo.

    Bom espero que não funcione com as chaves cheias de ranhuras e concavidades que uso e que só (?) se podem duplicar indicando o correspondente código de segurança.

    ResponderEliminar