2013/08/06

Apple lança Programa de troca de carregadores "Chineses"


Depois da polémica de uma hospedeira que morreu electrocutada ao atender o seu iPhone enquanto estava a carregar (usando um carregador não oficial), a Apple vem agora dar início a um programa de troca de carregadores não oficiais por carregadores oficiais a preço reduzido (mas limitado a um por equipamento).

É um infeliz incidente que nos relembra que por vezes o barato sai caro, e que embora por fora tudo pareça ser igual, com caixas de aspecto idêntico, por dentro são muitas as diferenças entre carregadores "falsificados" e carregadores garantidos pelas marcas e feitos com componentes que cumprem com certos requisitos e sendo sujeitos a controlos de qualidade.

Eu bem posso falar pois sou comprador habitual deste tipo de produtos (gosto de ter carregadores em todo o lado para evitar andar com eles para trás e para a frente) e também já passei pela minha dose de problemas com material de baixo custo...  lembram-se do cabo USB "chinês"?

Também nos carregadores já recebi uns que não funcionavam, outros que tinham peças soltas a chocalhar lá dentro (nem me atrevi a ligá-los à tomada), e outros que anunciam potências superiores às que realmente fornecem. Num caso caricato, vários destes carregadores interferem com o funcionamento do smartphone, fazendo com que o touchscreen detecte toques de forma bastante mais errática (e que me fez perder bastante tempo, suspeitando que o touchscreen estivesse avariado... até finalmente ir dar com o verdadeiro culpado!)

Não estou a dizer que todos os carregadores "baratuchos" sejam obrigatoriamente maus. Poderá muito bem haver carregadores de qualidade idêntica aos oficiais das marcas a preços bem mais concorrenciais. O problema é que será praticamente impossível distinguir esses, dos outros que podem acabar por danificar o vosso smartphone... ou até vos dar um valente choque com consequências bem mais trágicas.

2 comentários:

  1. Gostava era de saber até que ponto a história da electrocussão é verdade. Morreu como? O telemóvel estava a receber que voltagem??

    Até porque o aqui descrito não bate certo com as notícias:
    "Her sister said she had bought the phone and charger from an official Apple store."

    Portanto, diz-se que foi um carregador original.

    E não é a primeira história do género. Desde baterias a explodir, etc etc... Só que é sempre do outro lado do mundo...

    ResponderEliminar
  2. Adiram aos carregadores universais em vez de fazerem coisas diferentes só para lixar os consumidores.

    ResponderEliminar