2013/08/01

Crypton quer Encriptar toda a Web para evitar Espionagem


Os criadores do SpiderOak (o serviço de armazenamento na cloud estilo Dropbox que aposta na encriptação para garantir a segurança e privacidade dos dados dos utilizadores) vêm agora estender o seu raio de acção a toda a restante web propondo a utilização do Crypton, uma framework para a criação de webapps com comunicação segura entre o utilizador e a cloud.

A maioria dos serviços não faz encriptação dos dados dos utilizadores (excepto no caso da informação mais sensível, como passwords, cartões de crédito, etc.) e nos casos em que faz, é coisa que habitualmente é feita no servidor - deixando os dados potencialmente vulneráveis para alguém que seja capaz de os interceptar entre o ponto de origem e destino. Com este Crypton, a ideia é a de que os dados fiquem seguros desde o momento que saem do computador do utilizador até ao momento em que são guardados na cloud (e vice-versa).

Com todas as questões que têm surgido dos abusos da NSA e espionagem a nível global, estava-se mesmo a ver que a única coisa que se iria conseguir seria a sensibilização para a utilização de métodos que evitem esse tipo de espionagem, e que passará por coisas como este Crypton. Pelo meio ainda iremos certamente ouvir que este tipo de sistemas irá facilitar a vida aos "terroristas" e "criminosos" e que deverá ser banido e proibido... mas felizmente, nem mesmo eles têm poder para mandar naquilo que cada um decide fazer na internet.

Venham de lá as ligações ultra-seguras e os serviços que levam a segurança e privacidade dos utilizadores bem a sério. É essa a resposta que a NSA (e equivalentes) merecem a todos os abusos e atropelos que têm cometido à privacidade de todo o mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)