2013/08/30
Curiosity já rodou "sem condutor" em Marte
Os automóveis sem condutor já circulam pelas estradas do nosso planeta com surpreendente desembaraço, um feito notável quando consideramos a quantidade de imprevistos, variáveis e obstáculos com que se depararam. Mas, a muitos milhões de quilómetros, temos outro veículo que também vai mostrando a sua independência: a Curiosity já circulou de forma autónoma em Marte.
Tradicionalmente, a Curiosity limita-se a seguir os comandos que lhe são enviados da Terra, depois de cada passo ser minuciosamente estudado e simulado. Mas de pois de um teste bem sucedido de navegação autónoma numa área considerada segura, a NASA "confiou" nela para chegar a um destino programado por sua própria iniciativa, sem saber previamente as condições do terreno (passando por 10m que não eram visíveis pelos operadores terrestres quando deram a ordem inicial).
É um marco notável na evolução da exploração robótica autónoma... mas imagino a transpiração que é enviar um comando deste tipo, em que se tem que confiar na capacidade de todo o sistema em se saber "desenrascar" sem assistência humana. Especialmente quando sabemos que no caso de alguma coisa correr mal, não será possível ir lá dar um jeitinho para resolver a coisa. :)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)