2013/08/12

Elementary OS Luna já disponível


Se estão fartos do vosso "velho" sistema operativo e procuram algo mais recente e refrescante, podem (e devem) experimentar a mais recente versão do Elementary OS (que na verdade é apenas a segunda, com o nome de Luna). Baseado em Linux - mais propriamente no Ubuntu 12.04 LTS - este OS distingue-se dos demais por apostar em duas vertentes que vão de encontro ao que a maioria dos utilizadores deseja: velocidade e "bom aspecto".

A barra de lançamento de apps será familiar a todos os utilizadores do OS X, e o design cuidado também não esconde a sua inspiração no sistema operativo da Apple - embora me pareça ser redutor dizer que este Elementary OS se resume a ser uma cópia superficial do OS X. Pelo contrário, é um OS merecedor da sua identidade própria, e que seguramente irá cativar muitos dos antigos fãs do Ubuntu que não têm gostado do caminho que tem seguido a nível do interface.

O Elementary OS está disponível gratuitamente, embora seja recomendado que façam um donativo para mostrar o vosso apreço por este projecto que merece ser apoiado.




1 comentário:

  1. Acho que com o evoluir do GNOME e o desenvolvimento SUPER lento do Elementary OS, o projecto começa a não fazer sentido. Andei a experimentar o GNOME numa VM e após ter detestado as primeiras releases 3.x até estou a gostar, bastando para tal adicionar a extensão Dash to Dock para ter uma experiência mais normal (https://extensions.gnome.org/extension/307/dash-to-dock/).

    Provavelmente quando reinstalar Linux vou meter Ubuntu GNOME em vez de Kubuntu. O KDE é muito configurável e tal, mas por vezes complica algumas coisas e oferece também opções a mais para o meu gosto (ainda que não ter opções necessárias como às vezes acontece no GNOME também não é bom).

    ResponderEliminar