2013/08/12

Notícias do Dia

Partículas misteriosas permitirão aumentar capacidade dos discos centenas de vezes; Spotify passa a limitar serviço gratuito a 10h de música por mês; o PirateBay celebra o 10º aniversário com um browser pirata anti-censura; próximos iPhones da Apple poderão ser revelados a 10 de Setembro; espreitamos o funcionamento de um diferencial; e um inquérito sobre o preço do Google Glass.

E agora fiquem com as notícias do dia, com o mega-resumo alargado no final sobre as notícias do fim-de-semana - mas não sem antes vos lembrar que hoje é o último dia da campanha do Kreyos Meteor smartwatch no Kickstarter:


Reviravolta nos EUA nos processos Apple-Samsung


Depois de parecer que as coisas estavam a correr bem para a Samsung, ao conseguir que a ITC proibisse a importação de alguns iPhone e iPads para os EUA, eis que se assiste a uma grande reviravolta. Por veto do Governo a Apple continuará a poder importar os seus produtos, e agora é a Samsung que fica impossibilitada de importar alguns dos seus produtos para os EUA.

Todos os olhos estão agora voltados para o governo de Obama para saber se também irão vetar esta decisão... ou deixar escalar esta autêntica guerra comercial para níveis mais preocupantes.


Mega de Kim Dotcom prepara serviço de email seguro


Não haveria momento mais apropriado para lançar um novo serviço de email encriptado e "anti-NSA". Depois de dois serviços de email supostamente seguros terem encerrado por iniciativa própria para evitarem ceder informações à NSA, parece que Kim Dotcom se prepara novamente para vir defender a privacidade dos utilizadores com um serviço de email à prova de espionagem e onde - à semelhança do que acontece com os ficheiros no MEGA - nem sequer o próprio serviço será capaz de saber o que os utilizadores lá guardam.


HTC investe mil milhões em mega campanha publicitária

A HTC tem excelentes equipamentos, mas mesmo assim parece estar a não conseguir atingir os resultados pretendidos. Alguém por lá pensa que o que falta é um pouco mais de exposição mediática, e para isso vamos assistir a uma mega campanha mediática que aposta numa imagem de mudança no valor de mil milhões de dólares que conta com a participação de Robert Downey Jr. e que se prolongará pelos próximos 2 ou 3 anos.

A minha questão é: será que os problemas da HTC serão resolvidos com publicidade?




Likes são "contagiosos"

Um estudo veio demonstrar que os likes são "contagiosos". Isto é, se fizerem like num artigo é mais provável que os vossos amigos também o façam, independentemente da qualidade do mesmo. É algo que se torna interessante de analisar, pois parece transpor para as redes sociais alguns dos comportamentos que são habituais nos grupos "reais", de muitas vezes a pressão do grupo ou vontade de fazer parte da "norma" servem de incentivo para que maior número de pessoas pensem de forma idêntica.

Bem... por cá já sabem que damos prioridade à qualidade sobre a quantidade, mas caso sejam utilizadores do Facebook poderão gostar de saber que depois de uns soluços temporários, finalmente já podem voltar a fazer like nos artigos do Aberto até de Madrugada que já voltou a situação à normalidade (e sim, foi problema do lado do FB).


Curtas do Dia

Resumo da Madrugada

Pista da semana: Alpha

3 comentários:

  1. De facto reviravolta houve.
    A ITC deliberou proibir a importação de alguns produtos da Apple, por se recusar a pagar à Samsung o preço que pedia por patentes de standards essenciais de comunicações, e que só foram aprovadas como standards porque a Samsung se comprometeu a licencià-las a um preço "justo, razoável e não discriminatório". Obama ter vetado esta decisão é razoável, porque diz: "As empresas não se entendem sobre o preço das licenças, os tribunais que o fixem. Se a Apple não quiser pagar aí banimos os produtos."

    No caso da Samsung, as patentes da Apple não são de standards essenciais, são sobre patentes comerciais - não era obrigatório que a Samsung usasse a tecnologia descrita na patente da Apple, podia usar outra. Uma das patentes é sobre toques de ecrã e outra sobre reconhecimento do jack de earphones/earphones. Por mim, Obama pode vetar outra vez e dizer "Os tribunais que decidam quanto é que a Samsung tem que pagar pelas patentes. Isso de andar a banir produtos a torto e a direito prejudica os consumidores".

    Mas o que é facto é que o primeiro veto foi sobre patentes essenciais e este seria sobre patentes comerciais. Se o primeiro deixou as empresas, detentoras de patentes, quase em pânico porque baixou o valor das carteiras de patentes, um segundo, sobre patentes comerciais seria o pânico completo. A meu ver não haverá agora veto de Obama (e não vale a pena dizer que tem dois pesos e duas medidas, porque as situações podem parecer iguais mas são diferentes)

    ResponderEliminar
  2. ... earphones/sistemas de mãos livres.

    P.S. Tudo isto é um bocado estranho porque o Android e o iOS estão-se a copiar cada vez mais. Com o iOS 7 não há praticamente nada de interessante que o Android tivesse que o iOS não passe a ter de uma forma ou de outra.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há um tipo que criou um conceito para isto e chamou-lhe "Commoditization" - que definiu muito facilmente: é quando se vai a uma grande superfície comprar um televisor e se vê filas e filas de televisores indistinguíveis, todos a passar o mesmo filme da Pixar. Corresponderá a "bens de consumo ao gosto do cliente" (o cliente da Apple quer coisas que até agora só existiam no Android, a Apple dá; o cliente do Android quer coisas que só existem no IOS, a Samsung dá). Depois a ITC e os tribunais que se entendam com a guerra das patentes.

      http://www.minyanville.com/sectors/technology/articles/Samsung-versus-Apple-Inc-smartphone-commodization/8/12/2013/id/51248

      Eliminar