2013/08/05

Feedly lança serviço Pro pago


O Feedly parece querer dar razão às discussões sobre a sustentabilidade dos serviços gratuitos, e sobre se não seria melhor oferecer uma modalidade paga que garantisse a sua existência e qualidade de serviço. Tendo servido de refúgio a milhões de novos utilizadores que procuraram alternativas após a morte do Google Reader, também este este serviço opta agora por oferecer uma variante paga: o Feedly Pro.

Por $5 mensais, o serviço Pro oferece ligação via https para segurança e privacidade acrescida; pesquisa de artigos nos feeds; integração com o Evernote para guardar artigos; e prioridade no serviço de apoio.

Sinceramente... embora seja a favor de tais modalidades, parece-me um custo exagerado, mesmo considerando o desconto anual (fica pr $45 em vez de $60). Por exemplo, o newsblur (que tem sido meu o meu "reader" a tempo inteiro desde o encerramento do Google Reader) custa apenas $24 dólares... por ano. Um valor que me parece bem mais justo para este tipo de serviço. Mas, claro que isso fica ao critério de cada um, e ninguém obriga a que usem o serviço Pro.

O Feedly disponibiliza ainda uma outra opção para os verdadeiros "crentes", de pagarem $99 para terem direito ao serviço Pro de forma vitalícia (limitado apenas aos primeiros 5000 utilizadores - actualização: já esgotaram). Considerando o elevado custo anual, esta proposta vitalícia até se pode tornar atractiva, pois ao final de apenas três anos já estarão a poupar dinheiro. Mas, uma vez que nada na internet dura para sempre, e que a qualquer momento estes serviços podem ser comprados por um qualquer gigante que modifique as regras (ou simplesmente desligue o serviço)... obriga sempre a ter alguma prudência.

3 comentários:

  1. Cobrar por https mostra bem o carácter desta empresa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só usa e paga quem quer.

      Eliminar
    2. está prometido SSL para todos em breve, qd houver mais features para os PRO.

      Eliminar