2013/08/04

Filmar FullHD num Smartphone na Vertical


Os smartphones já se tornaram no mais popular dispositivo para gravar vídeo - afinal, estão sempre "à mão". Mas a sua popularidade fez também disparar o número de vídeos gravados em formato portrait (na vertical), que muitas vezes é a forma mais cómoda de segurar no equipamento. E por muito boa ideia que isso pareça no momento da gravação... é um autêntico desastre na hora de se ver o vídeo numa televisão, ou monitor - sendo exibida apenas uma única faixa de vídeo no centro do ecrã, com margens negras monstruosas de cada lado. Este problema é tão comum que várias apps (como a do YouTube) até bloqueiam isso atrás de uma opção com um aviso de que o vídeo na vertical ficará "mal".

Daí que eu venha sugerir uma inovação radical para acabar com este problema de uma vez por todas (seria merecedora de patente, e eu estou aqui a oferecê-la de borla).

A maioria dos smartphones actuais já vem equipados com câmaras de 5MP, 8MP ou 13MP. Para que a minha proposta funcione é apenas necessário que a resolução vertical da câmara do smartphone seja superior a 1920 pixeis. Por exemplo, no caso de uma câmara de 5MP teremos uma resolução de 2592x1944 pixels - o que já serviria.


Neste caso, bastaria que a gravação de vídeo passasse a ser feita sobre uma janela de gravação que ocuparia apenas uma subsecção do sensor (poderia até movimentar-se para cima/baixo e lateralmente para fazer a estabilização digital de imagem à semelhança do que já fazem em modo horizontal).

Desta forma, o vídeo estaria sempre na orientação horizontal mesmo quando quiséssemos gravar com o smartphone na vertical. O único inconveniente seria uma maior disparidade entre o ângulo de filmagem (teria um efeito zoom ainda mais marcado do que o que já existe entre o modo de fotografia e de vídeo), mas penso que os benefícios seriam bem mais vantajosos do que este pequeno contra.

A nível técnico não me parece que fosse difícil de implementar, já que todos os sensores CMOS permitem definir subregiões de captura (habitualmente designadas como "RoI - Region of Interest"), e uma vez que o processamento de vídeo conta com aceleração por hardware, facilmente poderia implementar a função de rotação para que esta captura "vertical-horizontal" passasse a ser realmente horizontal.

É uma daquelas ideias tão básicas e que resolveria um problema tão comum que não sei como é que ainda nenhum fabricante se lembrou disto! (Mas aparecendo a partir de agora, ficará sempre a suspeita de que andaram por aqui a "inspirar-se"! :)

2 comentários:

  1. O melhor é ter sempre um aviso para deitar o telemóvel...
    e um aviso para manter o telemóvel ao alto e gravar neste sistema sugerido, se desejado...
    e um aviso para poder gravar ao alto... porque posso querer gravar ao alto...
    :-)
    Muitos avisos tornariam a maioria dos videos ainda uma maior surpresa!! Nunca se saberia bem como se gravou!!

    NOTA:
    THE ULTIMATE SOLUTION - proponho que os televisoress tenham um suporte rotativo para que os "totós" os possam colocar ao alto para verem os video que fazem :-D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nos shoppings já temos os televisores ao alto a servir de cartazes publicitários... talvez seja esse o objectivo. :)

      Eliminar