2013/08/04

Moscovo vai ter Sistema de Identificação de Telemóveis Roubados nas Estações de Metro


Certamente já se interrogaram porque motivo não temos sistemas de identificação de automóveis roubados que dessem imediatamente sinal de alerta caso a matrícula/identificador passasse num dos pórticos ou portagens que temos nas nossas estradas. Na Rússia querem fazer um sistema desse tipo, mas aplicado aos telemóveis.

As autoridades vão colocar sistemas nas estações de metro que irão detectar e identificar os telemóveis que passarem num raio de 5 metros comunicando com o cartão SIM; e enviar automaticamente alertas para a polícia no caso de estarem "na lista negra" - ficando o evento registado de forma a que possa ser associado às imagens de vídeo captadas pelas câmaras de segurança no local. Claro que estas "boas intenções" têm também levantado muitas questões quanto à privacidade... pois se o sistema pode ser usado para identificar telemóveis roubados, permitirá também criar um perfil sobre a localização e movimentação de todas as pessoas que por lá passem.

Engraçado é o sistema que foi usado para dar a volta a esta questão, já que embora não seja possível fazer o tracking das pessoas sem autorizações governamentais... não há leis que impeçam que o tracking seja feito a objectos pertencentes a companhias, como é o caso dos cartões SIM. Já parecem as "reviravoltas" que se encontram por cá para dar a volta ao assunto quando as leis não são a favor do que se deseja.

2 comentários:

  1. http://www.youtube.com/watch?v=OfmHnfNwAjE

    Policia automatico em Portugal video de 2011

    ResponderEliminar
  2. Mas alertam para o roubo do cartão ou do telemóvel?

    ResponderEliminar