2013/08/08

GeoLog - GPS Logger para Android


Bem gostaríamos de poder andar com o GPS sempre activado nos nossos smartphones - mas infelizmente, isso é algo que ainda representa um consumo demasiado elevado e capaz de esgotar as baterias num espaço de poucas horas. Para quem quer manter um registo dos locais por onde andou, torna-se difícil encontrar o equilíbrio ideal entre a frequência com que guardam as coordenadas, a precisão, e o consumo mínimo de bateria.


Este GeoLog utiliza os serviços Fused Location do Android, que utilizam várias técnicas, assim como os variados sensores (acelerómetros, giroscópios, etc) para determinar a localização da forma mais eficiente possível.

Este serviço permite escolher várias modalidades de localização, desde uma que não tem qualquer impacto na autonomia mas tem uma precisão reduzida com um raio de mais de 1km (via triangulação das células de comunicação), outra que oferece melhor precisão (40m) com actualizações a cada 20s com consumo reduzido, ou uma de alta precisão mas que gasta mais de 7% de bateria por hora.

Embora este tipo de escolha fique habitualmente escondido do utilizador, com este GeoLog poderão escolher exactamente qual o modo mais adequado para o que pretendem, sendo o registo exportado em ficheiro KML (que poderão usar no Google Earth) ou GPX (Adobe Lightroom).



[via Android Police]

3 comentários:

  1. "ou GPX (Adobe Lightroom)."

    não entendi a ligação entre o GPX e o Lightroom

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É o formato que usa para fazer geotag das fotos (apenas referi como exemplo)

      Eliminar
  2. Oi
    Tem como da errada minha localização.??
    Ex. Eu estar perto de um local e dizer que estou neste local??
    Pode acontecer???

    ResponderEliminar