2013/08/12

Google Celebra Aniversário de Erwin Schrödinger com Doodle


O Google decidiu celebrar o 126º aniversário do homem responsável por inventar um dos mais famosos gatos da História: Erwin Schrödinger.

Físico austríaco que se dedicou a estudar o comportamento de partículas quânticas (aquelas que são capazes de nos "atrofiar" o cérebro ao tentar compreendê-las), Schrödinger ficará para sempre ligado ao exemplo que deu para tentar explicar esse comportamento usando elementos mais comuns: o gato de Schrödinger.


Imagine-se um gato dentro de uma caixa fechada, com um dispositivo que libertará veneno caso no caso de ser detectado um átomo de uma substância radioactiva - algo que poderá acontecer ao longo de uma hora, ou não. Segundo o senso comum, o gato estará vivo ou morto; mas segundo a mecânica quântica, o gato estará simultaneamente vivo e morto até ao momento em que abrirmos a caixa e fizermos a observação directa.


Este exemplo deriva das discussões que decorriam na década de 1930 sobre o emparelhamento quântico, e de como as partículas subatómicas têm comportamentos que desafiam a "lógica comum", onde o simples acto de observar algo influencia o seu comportamento (por vezes parecendo até que as fazem viajar no tempo para "desfazer" algo que já tinham feito).

Não vou fazer de conta que percebo o seu comportamento... mas o que vos peço, em nome de todos os gatos que atraem milhões de pessoas na internet, é que não tentem realizar esta experiência. Como li no Twitter, já será suficiente darem uma lata de comida ao vosso gato, que estará simultaneamente cheia de comida e vazia... até ao momento em que a abrirem e olharem lá para dentro. :)

2 comentários:

  1. Não fazia a mínima de que esse gato era tão popular.
    Mas aposto que quando abrirem a caixa o gato está morto ...de susto.

    https://www.google.com/search?q=gato+de+schrodinger&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=sDoJUsHpCebE7AbWxoC4Aw&ved=0CAkQ_AUoAA&biw=768&bih=886&sei=tzoJUvquHY7d7QaTi4GABg

    ResponderEliminar
  2. Muito famoso mesmo... Ha um livro que aborda estas teorias malucas de uma forma muito engraçada. Chama-se "Flashforward" Jobert J. Sayer...

    Quem nao gostar muito de ler ha uma serie de apenas uma temporada (muito muito boa) que é uma especie de uma adaptaçao.

    ResponderEliminar