2013/08/18

Google Maps para Android volta a mostrar Escala


Parece que finalmente o bom senso regressou ao Google, ou pelo menos terão dado ouvido às muitas críticas quanto ao desaparecimento da escala da app do Google Maps. Felizmente, na última versão do Google Maps para Android o Google lá reconsiderou e volta a apresentar a escala... mas só de forma momentânea quando se faz um zoom-in ou zoom-out, pois passados breves intantes volta a desaparecer (mas sempre é melhor que nada).

Infelizmente o desaparecimento da escala dos mapas não é caso que se limitasse ao Google. Na verdade, a maioria das apps de mapas parece ter decidido que a escala era coisa irrelavante: tanto os mapas da Apple, como o Bing Maps optam por dispensar a escala, fazendo com que a determinação de distância de modo puramente visual se torne... impossível.

Considerando que a apresentação da escala não me parece nada intrusiva, não percebo porque motivo estas apps não a mostram, ou no mínimo apresentem uma opção para isso. É que ter um mapa sem escala... sinceramente, não compreendo. Se fizerem um screenshot do mapa para enviar a um amigo, ele não terá qualquer ideia se aquilo para que está a olhar representa umas centenas de metros... ou quilómetros. E considerando que por vezes se preocupam com detalhes "irrisórios" como fazer desaparecer a bússola de orientação quando o mapa está orientado a norte, só aparecendo quando está noutra orientação... custaria assim tanto manter no ecrã algo que é indispensável para a interpretação de um mapa?

Pode ser que com este reintegração da escala no Google Maps também os outros se lembrem que faz falta.

2 comentários:

  1. Como é possível encontrar a minha localização exacta na app ? e como partilhá-la?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A app tem tem tantos bugs que até assusta. A mim, depois de fazer uma pesquisa, as pesquisas seguintes deixam de aparecer no mapa - diz que encontra, dá para ver o streetview, mas ir para o local... népias.

      Eliminar