2013/08/29

Google melhora teclado Android


O teclado oficial do Android foi actualizado para a versão 1.1 e traz algumas correcções à muito aguardadas. A mais visível será certamente a inclusão dos números na primeira linha do teclado, permitindo que se escrevam com um long press. Era uma limitação completamente incompreensível, uma vez que existia nos smartphones mas estava ausente nos tablets (onde até se poderia ter espaço para uma linha extra dedicada a isso).



Também temos suporte para resoluções elevadas (XXHDPI), o asterisco deixa de inserir automaticamente um espaço antes e após, e nos dicionários pessoais surge a opção de introduzir palavras válidas para todas as linguagens (ideal para quando se criam atalhos, como "morada" escrever automaticamente a nossa morada completa, ou no meu caso "aadm" passar automaticamente a Aberto até de Madrugada! :)

Igualmente interessante são as coisas que esta versão traz... mas ainda escondidas e desactivadas, e que nos permite antecipar o que estará para chegar:

Parece que vamos ter swipes mais longos com a possibilidade de passar pela barra de espaços para escrever continuamente múltiplas palavras sem levantar o dedo. Outra alteração prevista é os dicionários passarem a ser externos, instalados de forma independente da app e fazendo com que não seja necessário desperdiçar espaço com dicionários de línguas que não utilizamos.

Coisas que já são utilizadas por outros teclados populares no Android... e que faz sentido que o Google também passe a fazer.

2 comentários:

  1. Esse teclado não está disponível para portugal!?
    correto?

    Cumprimentos,

    ResponderEliminar
  2. É o teclado que uso e não quero outro. E em português. Não sei é se é exclusivo no nexus 4... Quantos aos dicionários já existe a opção de instalar e desinstalar os que queremos. Para isso basta ir a Definições - idioma e entrada - Opções do teclado google e por ultimo dicionários extra... Já podem instalar e desinstalar o que não precisam.

    ResponderEliminar