2013/08/03

GPS Pode ser facilmente Falsificado


Depois de anos a ser algo que apenas estava disponível para os endinheirados, os sistemas de navegação e posicionamento via GPS são algo que hoje estão no bolso de toda a gente graças aos smartphones. Mas este sistema no qual confiamos para nos manter na rota certa pode facilmente ser explorado para nos enganar e levar por outros caminhos ou causar potenciais desastres (como não podia deixar de ser, para a Fox News tem que ser logo "terrorismo"!)

A técnica é bastante simples, consistindo na emissão de sinais de rádio que se fazem passar pelas emissões dos satélites GPS, mas que transmitem as informações manipuladas de modo a que o receptor pense estar num local diferente. Num automóvel no meio de uma cidade o perigo não é relevante, pois temos inúmeras referências que facilmente nos mostrarão que algo de errado se passa; mas no caso de aviões e embarcações onde essas referências visuais não existem... o risco é bastante maior.

É por estas e por outras que nunca se deverá depender unicamente e exclusivamente num único sistema (quando se tratam de situações críticas ou que possam colocar em risco a vida das pessoas), mas sim diferentes sistemas que possam ser usados para garantir que todos eles "batem certo". Em último caso, há que tirar o pó aos velhinhos sextantes para garantir que um navio está onde será suposto estar, enquanto que nos aviões poderão ter sempre a confirmação dada pelos radares em terra de que estão nos locais onde deveriam estar.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)