2013/08/03

Investigadores Criam TCP mais Eficiente para Acelerar a Internet


O TCP é um dos protocolos fundamentais que nos permite ter a Internet como a conhecemos hoje em dia. Ele é responsável por garantir que os dados enviados por um computador cheguem ao seu destino, mesmo sendo partidos em inúmeros blocos e cada um indo por caminhos diferentes e chegando fora de ordem. No entanto, é um protocolo que foi originalmente idealizado na década de 70, altura em que os requisitos eram bem diferentes dos actuais.

Graças à sua versatilidade, o TCP foi-se adaptando aos tempos, em virtude de diferentes algoritmos de controlo (como o Cubic, popular no Linux; ou o Compound, usado no Windows) cada um com os seus pontos fortes e fracos em termos de latência e volume de transmissão de dados. Agora, investigadores do MIT dizem ter arranjado um novo sistema que permite duplicar a eficiência do TCP, com maior volume de dados e menores atrasos: o RemyCC.

O mais engraçado é que o sistema não foi afinado por nenhum cérebro humano, mas sim por um computador. Dizem os seus criadores que este é um trabalho ideal para as máquinas, e que assim os sistemas poderão afinar o TCP dinamicamente em função das necessidades do momento: uma transferência de ficheiros poderá dar prioridade à velocidade de transferência à custa de maior latência; uma videochamada ou jogo multiplayer poderá dar prioridade a uma latência reduzida à custa de uma velocidade ligeiramente inferior.

... Esperemos que este não seja um daqueles estudos que ficará fechado num laboratório, pois a concretizar-se o que está "prometido", seria um sistema que poderia ter grande impacto em todas as comunicações na internet.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)