2013/08/23

Lenovo adiciona Start Menu ao Windows 8... com Publicidade


Poderia parecer uma excelente notícias: a Lenovo decidiu resolver o problema de muitos utilizadores que olham para o Windows 8 e sentem falta do habitual Start Menu a que estavam habituados nos Windows anteriores, acrescentando um start menu que facilitará a transição para o mais recente Windows.



O problema é que esta "prenda" vai trazer mais do que aquilo que seria esperado, pois irá sugerir a instalação de apps existentes na Pokki App Store (os criadores do software deste menu de start). Ou seja... poderá vir a tornar-se mais chato do que o habitual bloatware que insistentemente vos tenta convencer a comprarem as versões "completas" assim que expira o prazo das versões de demonstração incluídas com o computador (e que muitas vezes, até para desinstalar são chatos, perguntante incessantemente o porquê, e oferecendo promoções extra e extensões do prazo gratuitas) - embora seja difícil chegar ao caso de alguns programas que, para serem completamente desinstalados, obrigavam a que se fosse à internet descarregar um "desinstalador".

Já sabemos que o mercado dos programas pré-instalados nos PCs é altamente apetecível (e lucrativo para os fabricantes)... mas parece-me que a Lenovo perdeu uma boa oportunidade para ter resolvido algo que a Microsoft tem tardado em resolver no Windows 8. Se bem que, por outro lado... até imagino que grande parte dos utilizadores "comuns" até possa achar piada a este menu de Start com as sugestões de apps - sendo que no caso dos utilizadores mais avançados - rapidamente se apressarão a fazer uma reinstalação do Win8 sem bloatware, ou até mesmo um "downgrade" para o Win7 ou outro sistema operativo mais ao seu gosto.

1 comentário:

  1. Eu paguei pelo start8 da stardock (4 dollar...) e sinceramente estou mais que satisfeito. Esconde a porcaria do Metro e funciona sem problemas e tem as vantagens do desktop do 8, que assim funciona mesmo bem.

    ResponderEliminar