2013/08/23

Omate TrueSmart Smartwatch - mais um sucesso no Kickstarter


Se por um lado estou apreensivo para ver até que ponto a iminente chegada de inúmeros smartwatches será capaz de satisfazer as expectativas criadas pelos utilizadores para este tipo de equipamentos (relembrando que já vários fabricantes o têm tentado fazer ao longo dos anos... sem grande sucesso até ao momento), por outro lado parece estar mais que comprovado o desejo do público por estes dispositivos.



Todos os projectos para angariação de fundos para smartwaches têm tido grande sucesso nos sites de crowdfunding, com o Pebble a ter atingido um valor recorde que só agora foi superado pelo Ubuntu Edge, e o Kreyos a ter também atingido mais de 15x o valor pretendido; e este novo Omate TrueSmart parece ir pelo mesmo caminho, tendo superado os $100 mil dólares que tinha como objectivo logo no primeiro dia.



Este Omate difere do Pebble e Kreyos Meteor por ser um SmartWatch que para além de poder funcionar como ecrã secundário associado a um smartphone, funciona também de forma completamente independente: tendo um cartão micro SIM, câmara, GPS, microfone e colunas, WiFi, etc. e sendo completamente à prova de água. Algo que ajuda a explicar o seu preço de $189/199, que ainda assim me parece bastante atractivo - considerando que muitos "relógios GPS" custam valores idênticos.


As minhas preocupações prendem-se apenas com dois factores que me parecem essenciais: em primeiro lugar a autonomia - com uma bateria de apenas 600mAh... interrogo-me quanto tempo este TrueSmart se aguentará caso queiram fazer o tracking de uma corrida no RunKeeper? Em segundo lugar, com um ecrã de 1.54"... não me parece que vá ser fácil utilizá-lo para introduzir qualquer tipo de texto usando um teclado virtual. Se é certo que poderemos dar uso ao reconhecimento de voz existente, há situações (como passwords, por exemplo), onde termos que introduzir letras/números/símbolos. Nos vídeos não mostram como pretendem resolver esse problema, mas vamos acreditar que têm alguma coisa planeada.

Ainda têm mais 27 dias para se decidirem se querem investir neste projecto, que dizem estar já em fase de conclusão e com os primeiros SmartWatches prontos a serem entregues já em Outubro e Novembro.



Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)