2013/08/21

Mapas Here 3D da Nokia pretendem superar os do Google


Embora a maioria das pessoas possa colocar o Google Maps e o street view no topo da sua lista, não há falta de alternativas que se vão tornando cada vez mais atractivas e igualmente avançadas. A Nokia é uma das empresas que também tem apostado imenso nesta área, e os seus carros de mapeamento nada ficam a dever aos do Google.

Na nova versão dos carros responsáveis por captar informação para os mapas Here 3D, são usadas câmaras de alta resolução que permitam captar imagens de 68MP e informação 3D via LIDAR - usando a tecnologia conseguida com a aquisição da uma empresa especializada nesta área (Earthmine) - e com os quais a Nokia pretende ter um "street view" melhor que o do Google.


As imagens a 360º são captadas a cada 6m percorridos, a que se juntam a informação 3D do LIDAR, permitindo criar um mapa de alta resolução e onde é possível fazer o reconhecimento de inúmeras características da estrada (como sinais de trânsito) de forma completamente automática e dispensando intervenção manual.


O condutor pode ver as imagens que estão a ser captadas, podendo assim certificar-se que está tudo como é suposto (e evitar que uma lente suja estrague toda a sessão de captura) - e pode contar com a assistência do sistema para lhe dar as rotas mais eficientes para cobertura da área desejada, tendo até em consideração as subidas e descidas e o impacto que isso terá no consumo de combustível.

A Nokia espera assim poder rapidamente apanhar e superar o Google nesta área, prevendo atingir 27 países ainda este ano, e expandindo ainda mais o serviço no próximo ano, assim como criar versões mais compactas para mapeamento de áreas onde não podem circular automóveis.

Esperemos que rapidamente possamos espreitar as nossas estradas e cidades em 3D captados por este novo sistema.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)