2013/08/21

Nova app do YouTube chega ao iOS (antes de muitos Androids a verem)


Já vos falei da nova app do YouTube, que oferece a possibilidade de continuar a ver vídeos numa pequena janela minimizada enquanto continuam a pesquisar por outros vídeos. Mas o que vos venho falar hoje é - novamente - a mesma questão de sempre que atormenta milhões de utilizadores nos Android.

A app foi lançada em primeiro lugar na plataforma Android e só um dia depois ficou disponível para iOS, mas para muitas pessoas - eu incluído - não deixa de ser bastante frustrante que os milhões de utilizadores no iOS tenham acesso imediato à nova versão, enquanto que nos Android - mesmo tendo um Nexus com a última versão oficial do Google - continue sem aparecer o aviso de que existe uma nova actualização: nem mesmo indo manualmente à app na Play Store.

Sim, faz parte do processo de distribuição gradual que o Google aplica às app na Play Store, e que permite interromper o processo caso seja detectado um comportamento anormal num número elevado de equipamentos, antes de afectar todas as centenas de milhões de utilizadores - mas... não deixa de ser algo bastante intrusivo para quem quer efectivamente ter acesso a essa actualização para a poder experimentar (e sem ter que recorrer a instalações via ficheiros apk instalados "por fora" da Play Store.

Que o Google faça a distribuição gradual das apps de forma automática, muito bem. Mas se um utilizador for à Play Store, deveria ter a possibilidade de fazer uma actualização imediata para a mais recente versão da app. Assim, ficava o assunto resolvido, tanto para os que não têm pressa... como para os que têm.

6 comentários:

  1. No minimo caricato. Sair primeiro um atualização para a concorrência do que para o SO da própria empresa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O SO da própria empresa serve para uma coisa - para que mais gente veja anúncios da própria empresa.

      A própria empresa investe tanto em apps para iOS - pelo mesmo motivo. Desse modo, precata-se e evita que a concorrência crie produtos melhores que os seus (há quem diga que está a tomar o iOS "por dentro", que é a melhor forma de ganhar guerras).

      Eliminar
  2. Eu fica a instalação manual do apk pelo Android Police e pronto.
    Mas acho que esta mal feito mas de qualquer forma no Android há sempre possibilidade e volta a dar para contornar estas falhas.
    Já agora a app esta muito boa mesmo. Grande inovação. Só falta poder colocar os videos em background para se ver enquanto se escreve uma sms por exemplo

    ResponderEliminar
  3. Já agora, uns pormenores.

    Para iOS havia várias apps, que contornavam a api da Google para YouTube e conseguiam guardar vídeos em cache.

    Há uns meses a Google proibiu isso e a Apple comunicou aos developers que, em futuras apps ou actualizações, já não era possível guardar vídeos em cache.

    Guardei uma sobrevivente desses tempos (ProTuber) a que juntava uma do Cydia/jailbreak que permitia fazer download de vídeos (ProTube).

    Ambas as duas deixaram de funcionar mas não sei se foi da "virada" desta actualização ao nível do YouTube (que, se for assim, não foi só ao nível da app da Google, mas também envolveu alterações no serviço), ou se foi antes.

    Duas perguntas:

    - Para Android, a história dos vídeos em cache (e downloads) foi semelhante ?
    - As apps de terceiros do iOS (não sei se também há no Android) deixaram de funcionar ?

    ResponderEliminar
  4. Aqui chegou hoje, logo de manhãzinha (Galaxy S3 com Android 4.1 - ROM original da Samsung)

    ResponderEliminar
  5. Ultimamente não me posso queixar da distribuição gradual de updates das apps, tenho estado sempre na linha da frente.
    Mas como o Carlos diz, deveria dar para fazer um "force update".

    ResponderEliminar