2013/08/02

Nvidia Shield chega às Lojas



Depois de alguns atrasos por motivos não especificados que eram relativos à "qualidade de algumas peças", a consola portátil Nvidia Shield chega finalmente às lojas (nos EUA). É uma consola que a Nvidia quer usar como referência para demonstrar as potencialidades do seu novo Tegra 4, e simultaneamente abrir caminho para que os jogadores dos PCs possam misturar um pouco as coisas com os jogos mobile (a Shield corre Android, mas pode também jogar jogos em streaming de um PC desde que tenham uma placa gráfica Nvidia recente).



A nível do desempenho, autonomia, e qualidade de construção, dizem que está tudo ao melhor nível. Mas alguns criticam a escolha de um ecrã de 5" com resolução de 1280x720 em vez de um ecrã FullHD, que permitiria jogar os jogos de um PC com maior detalhe (mas certamente também se faria ressentir na autonomia).

O grande problema será convencer os jogadores a gastar $299 nesta consola, que ainda por cima poderá obrigar a investimento adicional (para o streaming de jogos a partir de um PC é recomendada a utilização de WiFi Dual-Band). Por este preço os jogadores poderão comprar uma Xbox 360 ou PS3 - ou em breve, e por "pouco" mais, uma PS4. Se é certo que não se pode comparar uma consola portátil com uma fixa, poderá no mínimo ser complicado justificar a necessidade de se gastar umas centenas de euros num smartphone, outras centenas numa consola de jogos... e depois mais outro tanto numa consola portátil deste tipo (e tendo alternativas como a PS Vita, mais baratas).


Este tipo de equipamentos é necessário e ainda bem a Nvidia se aventurou neste campo - mas por muito que me agrade a ideia de ter um controlador "full-size" confortável que possibilita uma experiência de jogos Android sem as críticas de usar o touchscreen ou teclas "foleiras" para controlar; receio que vá ser algo com um mercado bastante limitado até que o seu preço fique mais acessível. (O mesmo tipo de mercado que podemos equiparar a dos volantes ou joysticks de nível "profissional" que custam várias centenas de euros. Há quem os compre... mas não é coisa que vemos por todo o lado.)

1 comentário:

  1. David Pogue é um apóstolo das tecnologias. Os textos são sempre "Estive a experimentar uma coisa, vocês não imaginam o que aquilo é - uma maravilha".
    Mas fiquei curioso com esta consola de 100 dólares:

    http://www.publico.pt/tecnologia/noticia/uma-consola-com-excentricidades-e-para-engenhocas-1601769

    ResponderEliminar