2013/08/17

Polícias Obrigados a andar com Câmaras


Estamos habituados a ver notícias que falam das câmaras como ferramentas que são usadas como violar a privacidade dos cidadãos. Mas, esta era do "fim da privacidade" como a conhecemos, pode também ser encarada de outra forma, como ficou agora demonstrado por ordem de um juiz que ordenou que os polícias em Nova Iorque passassem a usar câmaras para gravar todos os incidentes.

Desta vez o que estava em causa não era a invasão de privacidade dos cidadãos, mas sim garantir que os polícias não estão a fazer buscas abusivas baseando-se apenas em preconceitos raciais.

Ora, sendo eu um proponente de que a única forma de acabar com a ilusão de privacidade será precisamente assumir que ela não existe, e que para evitar o potencial de abuso de dados a que só alguns têm acesso (veja-se o caso da NSA) a solução será disponibilizar todos os dados capturados de forma pública, penso que este será precisamente um excelente passo nesse sentido - tal como já é feito nas viaturas policiais, com as câmaras a registarem os incidentes.

Claro que estamos ainda muito longe desse dia em que qualquer cidadão poderá ter acesso aos videos gravados por um polícia, para ver se realmente ele se comportou devidamente ou indevidamente - mas... será bom relembrar que o tal mundo do "Big Brother" poderá não se limitar a olhar "cá para fora", mas também permitir que quem esteja cá fora possa espreitar os que estão "lá dentro".

Seria assim tão descabido exigir que todos os que cumprissem funções oficiais e governativas estivessem obrigados a registar continuamente o que fazem nas suas capacidades oficiais? Seria da maneira que não mais precisariam de se limitar às "memórias" do que fizeram/disseram, que tantas vezes parecem dar azo a tantas complicações. Assim, era só mostrar o que tinham realmente feito no dia X, à hora Y.

Como tantas vezes nos dizem: "afinal... se não têm nada a esconder... não se importarão de estar a ser observados, pois não?" E bem me parece que seria mais apropriado que os cidadãos pudessem manter um olho sobre o que fazem os seus governantes, do que o oposto. (E avaliando pelo sucesso que os programas estilo Big Brother e Casa dos Segredos têm... imaginem só o sucesso que seria ter canais de TV com visão em tempo real do que fazem os políticos - até serviria para abater o défice em poucos anos! :)

3 comentários:

  1. Por aqui na Alemanha e normal haver câmeras nas ruas e praticamente todos os edifícios, e posso dizer que resulta que o digam as máquinas de tabaco por exemplo que se encontram espalhadas pelas ruas e não são alvo de vandalismo, em Portugal no outro dia só lá estaria o sítio.....

    ResponderEliminar
  2. Tenho um amigo no Brasil que é comandante de uma unidade de elite e justamente para evitar acusações de abuso de poder contra seus comandados (muito comuns no Brasil) adoptou esse sistema como padrão. Em todas as operações os militares utilizam capacetes com câmaras, que em alguns casos transmitem em directo para o comando da operação.

    ResponderEliminar
  3. Cá em Portugal a legislação está cada vez mais contra o uso deste tipo de utilizações... A CNPD tem que fazer muito dinheiro, por isso é mais fácil restringir cada vez mais a utilização destes meios a bem do cidadão (incumpridor / criminoso). Há muitos lobbies neste departamento... Muitos generais reformados com empresas de (suposta) segurança que se safam à custa destas legislações de treta...

    ResponderEliminar