2013/08/05

Quip Reinventa o Processamento de Texto nos Smartphones e Tablets


Por muito úteis e versáteis que sejam os dispositivos mobile, há ainda muitas coisas que imediatamente nos fazem pensar que é melhor dar um salto a um PC para tratar delas. Uma dessas coisas é trabalhar com documentos, já que os processadores de texto para equipamentos mobile ainda deixam bastante a desejar. Mas agora surge este Quip que pretende mudar isso e fazer dos smartphones e tablets ferramentas perfeitas para esta função.

Esta app foi criada por uma startup criada pelo ex-CTO do Facebook, e ao contrário das apps de processamento de texto que actualmente existem - que têm as suas origens no ambiente desktop de um computador e foram adaptadas para correr num mobile - aqui temos uma app que foi concebida de raiz para ser utilizada neste tipo de dispositivos.



A app é suficientemente inteligente para reformatar os documentos em função do ecrã que temos disponível (por exemplo, num smartphone uma foto pode aparecer a toda a largura, mas num tablet poderá aparecer alinhada à direita); e como não podia deixar de ser, não falta toda uma componente colaborativa que permite partilhar documentos e pasta com outros utilizadores e até enviar mensagens enquanto vão trabalhando no mesmo documento.

O quip será gratuito para uso pessoal, mas terá uma mensalidade de $12 para utilização em empresas (e que permite maior número de colaboradores).

[Quip na App Store - versão Android prometida para breve]

1 comentário: