2013/08/05

Como enviar Emails de Notificação num Formulário do Google Docs



O Google Docs (desculpem-me, mas não me habituo a chamar Google Drive aos documentos do Google) permite que qualquer pessoa possa rapidamente criar formulários na internet cujos resultados são inseridos automaticamente numa folha de cálculo.

Poderão usá-los para praticamente tudo o que se lembrarem, como pedidos de contacto onde as pessoas deixem nome e email ou até listas de ingredientes a comprar quando forem às compras. Mas muitas vezes, não é muito prático ter que espreitar regularmente a folha de cálculo para saber se alguém terá preenchido algo de novo (por exemplo, no tal caso de ser usado como formulário de contacto).

Nessas situações torna-se mais prático receber um email a avisar-nos de que alguém preencheu algo de novo... e isso é algo que pode ser feito facilmente com alguns cliques.



Para isso têm apenas que ir às ferramentas e às regras de notificação e escolher que querem ser avisados quando alguém enviar um novo formulário (podem também escolher ser avisados em caso de qualquer alteração feita ao documento ou a uma página ou secção específica).

Depois precisam apenas seleccionar se querem ser notificados de forma imediata sempre que houver alterações, ou receber um único email diário com todas as modificações agrupadas.


Bem mais simples do que se poderia imaginar, não é?

2 comentários:

  1. Eu também chamo de Google Docs ... kkkk impossível chamar de Google Drive ou de gDrive kkkk

    Muito bom o post

    ResponderEliminar
  2. o grande problema é que ele só aceita notificar um e-mail..

    ResponderEliminar