2013/08/05

Diablo MCS quer colocar memória Flash nas DIMMs


Não sou nenhum visionário, mas há anos que digo que o futuro do armazenamento nos computadores irá passar a ser feito por muitas mais camadas do que o simples "disco rígido", e que eventualmente chegaria ao ponto em que o "disco" seria algo que encaixaríamos na motherboard tal como o fazemos com a memória RAM. Hoje em dia os SSD já começam a estar a preços que se podem considerar aceitáveis face às melhorias que proporcionam.

Essas melhorias são de tal ordem que os interfaces SATA já não são suficientes para tirar o máximo partido deles - e por isso temos placas PCIe com memórias flash que permitem ultrapassar as limitações do SATA. Mas há quem queira mais... e para isso será preciso ultrapassar o barramento PCIe por completo, e usar a mais directa e veloz ligação ao CPU: a que liga o CPU à memória.

A Diablo Technologies está a preparar o Memory Channel Storage (MCS) que basicamente coloca memórias Flash em módulos DIMM (algo que outros já têm prometido há anos, como a Viking - e a Micron diz que em 2014 terá os seus DIMMs híbridos RAM+Flash prontos). Para além do acesso a alta velocidade que este sistema possibilita, temos também a vantagem da própria memória flash poder ser usada directamente como "memória" - e uma vez que a memória Flash ocupa muito menos espaço que as memórias RAM, isto faz com que cada módulo possa ter 400GB de espaço, possibilitando que um computador pudesse ter acesso directo a terabytes de memória directa (embora diferenciada, entre os gigabytes de RAM real, e a memória Flash, mais lenta mas não volátil).

Isto iria mudar bastante a forma como as coisas funcionam, pois em vez de um programa ser carregado para RAM para ser executado (como é actualmente), poderia ser executado directamente a partir da memória flash sem ocupar RAM valiosa (a não ser para os dados a processar, modificar, etc.) Uma técnica que é conhecida como XIP (eXecute In Place).

Sabendo vocês como eu sou todo a favor do máximo aproveitamento de todos os bytes e ciclos dos CPUs para a máxima eficiência... só pergunto: ainda demora muito para que isto chegue até nós? :)

2 comentários: