2013/08/12

Skyrmions poderão permitir Terabytes num grão de arroz


Que vos parece a perspectiva de ter um disco rígido com Petabytes de capacidade, ou ter um terabyte de dados no espaço de um grão de arroz? É isso que poderá vir a ser possível graças a uma nova misteriosa partícula chamada Skyrmion. Embora a sua existência já tivesse sido prevista em 1962, só recentemente é que os cientistas puderam comprová-lo.

Estes Skyrmions são capazes de guardar uma carga magnética, mas de forma muito mais estável que as partículas convencionais - e necessitando de muito menos energia para serem manipulados... cem mil vezes menos! Uma vez que dispositivos como os discos rígidos estão limitados na capacidade de informação que podem armazenar pela densidade com que se podem colocar os bits magnéticos de informação (que têm que manter uma separação suficiente para que uns bits não interfiram com os outros), os cientistas olham com esperança para estes Skyrmions. Nos mais modernos discos actuais, cada bit tem que manter uma distância de 25nm entre si; com estes Skyrmions, essa distância já foi reduzida para apenas 6nm - e uma vez que estamos a falar de densidade por área, esta "pequena" redução seria suficiente para que a capacidade aumentasse quase 25x, ou centenas de vezes se considerarmos armazenamento com diferentes camadas sobrepostas em 3D.

Estas experiências ainda estão em fase inicial, obrigando à utilização de equipamento volumoso e de temperaturas extremamente baixas próximas do zero absoluto; mas uma vez que estes resultados foram obtidos sem recorrer a materiais exóticos, os cientistas têm expectativas de conseguir arranjar materiais que possam servir de suporte a este sistema à temperatura ambiente.

Discos com petabytes?... Sei de uns senhores que certamente ficariam a salivar com esta tecnologia.

[via io9]

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)