2013/08/30

Smartwatch Galaxy Gear da Samsung com autonomia para 10h?


A data da revelação oficial do Galaxy Gear, o smartwatch da Samsung, aproxima-se - e com ela também se vão descobrindo mais alguns detalhes sobre este relógio com que a Samsung pretende conquistar o mercado (também poderá ser apenas Samsung Gear e não dar uso ao nome Galaxy).




Segundo uns screenshots da app Gear Manager que servirá de companhia ao Gear, vemos que a ligação bluetooth será simplificada através do recurso ao NFC para fazer o pairing inicial, e depois vemos secções dedicadas a relógios, apps, apps da Samsung, Find my Watch e definições.


Há também quem interprete a referência feita na captura de ecrã a "bring the mobile device and charger together, back to back" como sendo a possibilidade do Gear ter carregamento wireless - algo que fará mais sentido, considerando que vai ser equipamento que terá que ser recarregado diariamente, ou até mais vez por dia.

É que segundo um site que diz já ter tido acesso às especificações do Gear, o mesmo irá ter apenas 10h de autonomia!

As restantes especificações incluem um ecrã OLED de 2.5" (320x320), CPU dual-core a 1.5Ghz, câmara de 4MP com vídeo HD 720, coluna na pulseira, acelerómetros, Bluetooth, 1GB de RAM, e 8/16GB de Flash.

A nível de hardware, parece-me ser mais que suficiente para que o Gear possa correr apps locais de forma independente do smartpone, embora a falta de referência de WiFi possa fazer suspeitar que todas as comunicações tenham forçosamente que ser feitas via Bluetooth por intermédio dele. Mas o ponto mais crítico parece-me ser mesmo a questão da autonomia. Se nos smartphones lá nos fomos habituando a conviver com o que "é possível"... nos smartwatchs penso que esse factor será menos tolerável. É certo que tal como nos smartphones, temos que nos relembrar que estamos a falar de um computador de pulso e não de um relógio, capaz de funcionar durante anos com uma pequena pilha. Mas ainda assim, se um produto deste tipo não for capaz de se aguentar em uso "normal" ao longo de um dia... parece-me difícil ter grandes esperanças no seu sucesso.

Ou será que estão dispostos a comprar um smartwach que saindo de casa às 8h da manhã, deixe de vos indicar as horas às 18h?... Mas vamos esperar pela apresentação oficial na próxima semana... e, mais importante ainda, ver que tal o Gear se comporta "no terreno" para tirar a limpo todas estas questões.

4 comentários:

  1. 10 horas!?!? Está morto!!!

    ResponderEliminar
  2. Sinceramente não vejo a Samsung (ou qualquer outra grande marca) a lançar um smartwatch com uma autonomia inferior a 24h (uso super intensivo) ou 48h (utilização normal).

    Na minha opinião um dispositivo destes deveria aguentar-se pelo menos uma semana e não precisava de ter 1001 funcionalidades, hardware todo xpto gastador de bateria. Para mim um smartwach serviria apenas de segundo ecrã para ler as notificações do smartphone e pouco mais.

    ResponderEliminar
  3. Acho que não é bem assim - tem que se dar corda de 10 em 10h :)

    ResponderEliminar
  4. E com essas especificações háo problema do aquecimento, mais não sendo por ficar no pulso

    ResponderEliminar