2013/08/23

Steve Ballmer anuncia saída da Microsoft


De forma inesperada, a Microsoft anunciou hoje que Steve Ballmer irá abandonar o cargo de CEO durante os próximos 12 meses. Uma notícia que é acompanhada por uma mensagem de Ballmer a todos os funcionários da empresa, onde refere que embora nunca haja um momento perfeito para este de mudança, se está no momento certo para isso.



Embora Ballmer tivesse muitos defensores, por ter conseguido manter a Microsoft a dar lucro ao longo de mais de uma década, enfrentava também cada vez mais críticas quanto à forma como lidou com a recente transição para os equipamentos mobile (para não falar dos vários falhanços que a MS teve ao longo destes anos, como o defunto Kin - e talvez em breve o Windows RT?)  E em jeito de confirmação disso mesmo, as acções da MS subiram já quase 10% após este anúncio.

Com a sua forma de ser peculiar, que muitos poderiam achar inadequada para uma pessoa na sua posição, o que é certo é que Ballmer ficará para a história, tanto pelas coisas más como pelas coisas boas que fez. Agora a grande dúvida é quem será o seu sucessor, e quais os planos que terá para o futuro da Microsoft, numa altura em que os Windows Phone ainda timidamente e lentamente vão conquistando o mercado dominado pelo Android e iOS; o Windows 8 continua a ser "mal recebido" por utilizadores e empresas; o Windows RT é aquilo que todos sabem; e a Xbox One vai ter que enfrentar uma dura concorrência por parte da PS4 (e que em grande parte sofreu com um lançamento mediático desastroso que apenas salientou tudo aquilo que de menos bom, em vez de se focar em todas as suas vantagens.)

6 comentários:

  1. Ai ai Microsoft... Ainda sou do tempo que no mundo da informática, a Microsoft era a empresa que dominava, de uma forma ou de outra o mercado todo, e a Nokia era a última esperança de cool...

    ResponderEliminar
  2. Já só falta o Benfica perceber isto!!!

    ResponderEliminar
  3. Era mesmo só uma questão de tempo, com todos os erros estratégicos e com o fracasso da estratégia no segmento mobile, já para não falar do risco que a Microsoft corre de perder uma boa fatia do mercado empresarial e doméstico com o lançamento do W8 e com o anuncio do suporte do XP para o próximo ano, a Microsoft está mesmo a por-se a jeito, vamos ver quem vai tomar a posição de Ballmer e o que será implementado .

    Quero só frisar que acho 1 ano muito tempo, a não ser que a passagem do testemunho e respectivas estratégias aconteçam durante esse ano, a posição em que a Microsoft se encontra não permite mais percas de tempo ou mais tiros no pé

    ResponderEliminar
  4. De facto não dá para perceber.
    Ballmer vai-se embora daqui a um ano e não se sabe quem é o sucessor.
    Não há nenhuma notícia nova sobre a Microsoft - anúncio de bons resultados, novos produtos, decisões judiciais favoráveis, qualquer coisa.
    Também não é daqueles dias em que as cotações estão em alta para todas as empresas.
    Não há nada de nada, a não ser o anúncio da saída de Ballmer.
    Sinceramente não percebo como é que as ações estão a subir, agora 7,3%.
    Amanhã descem. Escusam de ir comprar a contar que continuam a subir, por caso da "euforia" da saída de Ballmer :)

    ResponderEliminar
  5. Eu acho que o homem é que andava a aguentar o barco, se voltarem a trás com a estratégia é o fim da M$

    ResponderEliminar
  6. Era perfeitamente natural que esta saída acontecesse. Agora, um dos problemas que se coloca é quem será o seu sucessor sendo certo que todos os putativos candidatos que por lá passaram saíram queimados pelas mãos de Ballmer. Sem grande confiança apostaria no cavalo-de-tróia Elop como prémio pelos serviços prestados... :-)

    @braço.

    ResponderEliminar