2013/08/07

WhatsApp ganha Mensagens de Voz

O WhatsApp já se tornou na app de mensagens preferida de muitos milhões de pessoas, tendo a vantagem de não estar preso a uma única plataforma ou marca, e permitindo a comunicação entre pessoas quer tenham um iPhone, Android, ou até um Symbian. Agora, passa a ter mais uma funcionalidade que irá certamente agradar a todos os seus utilizadores: a possibilidade de enviarem mensagens de voz.

Não se trata (ainda) de um serviço de comunicação por voz em tempo real ao estilo Skype, mas sim mensagens gravadas e enviadas, como se fossem as pequenas mensagens de texto a que já estão habituados. A grande vantagem é que isto possibilita uma mais fácil e rápida comunicação naqueles casos em que não é prático estar a escrever uma mensagem no teclado - sendo particularmente útil para os utilizadores que têm que lidar com línguas onde os teclados não sejam tão práticos de utilizar como os nossos (utilizadores de países orientais, por exemplo).

Imagino que a partir de agora várias apps de envio de mensagens de voz irão passar a ter bastante menos uso...

Se são utilizadores do WhatsApp, pretendem dar uso a esta nova funcionalidade, ou irão manter-se fieis às tradicionais mensagens de texto?

12 comentários:

  1. Nunca percebi o destaque dado ao WhatsApp. Se com o Viber se faz chamadas VOIP de elevada qualidade (e mensagens) e o WhatsAppe só permite mensagens, por que é que o WhatsApp é mais destacado ?

    Agora inclui mensagens de voz. No comparativo entre os dois acho que pouco altera.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha experiência pessoal com o Viber não é lá muito boa. De todas as vezes que o tentei usar, acho que funcionou menos de 50% das vezes. Chamadas que davam sinal de "tocar" mas que do outro lado não tocavam; chamadas feitas mas que ficavam em silencio; e quando lá conseguia fazer uma chamada, o mais certo era cair passados poucos segundos.

      (Não digo que o serviço não funcione... mas no meu caso, raras vezes funcionou como esperaria).

      Eliminar
    2. Concordo, o viber comigo nunca funcionou e por isso nunca me habituei à UI. Acabei por o apagar. O whatsapp é residual, substitui pelo messageme para a maioria dos contactos Android. Sempre que possível, uso iMessage e BBM.

      Para chamadas uso o Libon, claramente superiormente ao Viber na qualidade das chamadas. Até me esqueço que estou a usar VOIP.

      Eliminar
    3. Agora fiquei tentado a usar esses três referidos, mas também estes: (WeChat, Voxer e Line). Alguém tem preferência??. :)

      Eliminar
    4. uso os q referi por 2 motivos simples:
      1) MessageMe -> pode estar a funcionar em diferentes aparelhos (iphone / ipad), à semelhança do iMessage;
      2) Libon -> para falar com os meus avós de 92 anos é o melhor, não tem qq delay e a conversa é fluida (estou em Luanda e tenho a internet não é das melhores). funcionando com eles, funciona perfeitamente com todos os meus outros contactos, ainda que as pessoas instalem a meu pedido, é muito desconhecido.
      já usei o Line mas era demasiado complexo para messaging. os outros não testei.

      Eliminar
    5. + do libon: por 2,60€ tenho uma hora para telefones fixos/telemóveis para mais de 30 países. além das chamadas gratuitas entre pessoas com a app.

      Eliminar
    6. Resumindo fica complicado ainda por estes dias escolher um serviço apenas. No futuro, espera-se pouco distante e com o acesso de todos a um smartphone, talvez as apps mais badalas como o Skype concentrem todas as vantagens de todos os actuais num só aplicativo por eles lançado.

      Ninguém duvida de um nome destes(Skype) reunir toda uma população com o seu aplicativo instalado. Resta saber se as "guerrinhas" entre plataformas o vão permitir, já que é pertencente à Microsoft.

      Certo é que chamadas/mensagens voip e através do Smartphone serão na minha opinião cada vez mais utilizadas e os operadores serão aí obrigados a repensar a oferta regular. Vão-nos cobrar os dados móveis a preço de ouro!!!... :)

      Eliminar
  2. Eu nunca usei essa funcionalidade, porém(na versão Symbian) essa funcionalidade já estava presente há uns meses pelo menos, porém num menu oculto diferente do actual. Falta saber o consumo de dados necessário a uma gravação que deverá ser reduzido. :)

    ResponderEliminar
  3. Em relação ao Viber, como referiu o leitor "Doa Passos" eu na minha opinião não gosto nada do grafismo utilizado, além de que o Whatsapp é em tudo mais intuitivo.
    Além disso, pelo menos na minha lista de contactos, os utilizadores de Whatsapp são claramente superiores aos possuidores da app do Viber, entre outros. :)

    Gostos à parte, é a tal coisa... :)

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Só me estava a referir ao destaque dado ao Viber e ao WhatsApp, ou melhor, a um serviço com VOIP+mensagens e a um só de mensagens.

    Depois também se pode discutir se o Viber é o melhor serviço VOIP ou não, etc.

    Mas só quero chamar a atenção de que o serviço do Viber melhorou muito. As dificuldades que foram referidas eventualmente já se reduziram ou foram supridas - vale a pena dar-lhe uma nova oportunidade. Agora, há problemas concretos: uma ligação VOIP por telefone com 2G dos dois lados pode não ser tão boa como uma em que um ou os dois lados usem 3G, ou Wi-Fi rápido. A minha experiência é que mesmo a 2G está a funcionar bem e é uma alternativa a considerar quando se quer baixar a factura telefónica. Por exemplo a "malta" do Yorn W está a viver este mês, com voz e dados, a 80 cêntimos por semana - mas uma chamada (por exemplo para mim, que sou o pagante) custa 34 cêntimos por minuto. Por isso a minha "malta" do Yorn W quando quer falar comigo, a pedir alguma coisa, usa Viber. Sempre fica mais barato :)

    ResponderEliminar
  6. O WeChat é muito mas muito bom. E já tinha esta funcionalidade há algum tempo. É pena cá por Portugal não usarmos este tipo de aplicações pois resolveria muitos problemas.

    ResponderEliminar