2013/08/07

Notícias do Dia

O Twitter estreia um novo sistema de verificação de login que dispensa SMS e introdução manual de códigos de segurança; o WhatsApp passa a ter mensagens de voz; um novo tipo de memória Resistive RAM quer tornar obsoleta a memória Flash; temos um portátil solar com Ubuntu que dispensa as tomadas a tempo inteiro; e até que ponto um duopólio Apple/Samsung será benéfico para o mercado?

Antes de passarmos às notícias do dia, relembro que já estamos a oferecer o primeiro exemplar do livro O'Reilly deste mês: o Python Cookbook.


EUA tentam ressuscitar parte da SOPA


Já se sabe que certos monstros dificilmente morrem à primeira, e as abusivas medidas anti-pirataria conhecidas como SOPA parecem seguir a tradição de querer regressar à vida depois de se pensar que estariam mortas e enterradas. O governo dos EUA parecem estar interessados em tentar novamente implementar algumas das cláusulas da SOPA, nomeadamente a parte de criminalizar o streaming de conteúdos com copyright (que actualmente é considerado apenas um delito menor).

Embora - como sempre - os seus proponentes digam que esta lei seria apenas usada "para o bem", o que é certo é que tem alcance tão vasto e global que permite enviar para a cadeia alguém que partilhe no YouTube um vídeo seu a cantar uma qualquer música conhecida de alguma banda ou artista.


Google passa a mostrar artigos aprofundados nos resultados

O Google vai passar a mostrar resultados para artigos que aprofundam certas questões em resposta às pesquisas. Se é certo que muitas vezes pesquisamos algo cuja resposta se reduz a um simples facto ou número; outras vezes pesquisamos temas mais complexos que obrigam a leituras mais demoradas. É bom ver que o Google está a dar importância a este segundo caso... e esperemos que nos casos mais polémicos seja capaz de exibir artigos que mostrem diferentes perspectivas sobre o tema.


Vietname quer restringir discussões nas redes sociais a assuntos pessoais

Por cá teremos muitas razões de queixa da forma como as coisas vão andando (a "crise") mas ao menos ainda vamos tendo a liberdade de poder desabafar e discutir em público. No Vietname, a coisa está mais complicada, com o governo a querer limitar o que os cidadãos discutem, dizem e partilham nas redes sociais. Segundo o governo, as redes sociais deverão ser usadas apenas para partilhar assuntos pessoais e não para discutir qualquer assunto relacionado com o governo - o que inclui a simples partilha de notícias.

Será que o descontentamento com determinadas políticas não será assunto "pessoal" que mereça ser discutido publicamente?


Facebook reformula o que apresenta no Feed de Notícias 

O Facebook quer tornar o funcionamento do seu Feed de Notícias mais transparente e eficiente, explicando como é que o FB faz a selecção dos milhares de coisas que teria para apresentar, de forma a exibir apenas aquilo que cada utilizador achará mais interessante. Para isso tem em conta as coisas a que fizeram like e que esconderam, assim como o número de likes dos amigos, interacção entre as pessoas e posts, etc. etc.

Outra das novidades é que uma história mais antiga poderá aparecer no topo das notícias, caso o FB ache que ainda seja interessante, o que ajudará a que encontrem as melhores notícias que poderão ter ocorrido no início do dia, mesmo que apenas espreitem o FB ao final do dia.


Firefox 23 já disponível (e com novo Logo)

Já está disponível o Firefox 23, versão que estreia um logo ligeiramente retocado, e que surge com as habituais novidades e melhoramentos. Aceleração por hardware de vídeos, bloqueio de conteúdos misturados (HTTPS/HTTP) para maior protecção, melhores ferramentas para web developers, e um novo botão de partilha directamente para as redes sociais.

Também a versão para Android foi actualizada com diversos melhoramentos, e depois das férias (em Setembro) teremos direito ao Firefox 24. (Bem que merecia ter o nome de código "Jack Bauer"! :)


Curtas do Dia

Resumo da Madrugada

Pista da semana: wafers

4 comentários:

  1. Quanto ao "Chrome inseguro na gestão das passwords?" é algo que já sabia há muito e que o Firefox faz praticamente igual, só tem mais uma mensagem a perguntar se tem mesmo a certeza que quer mostrar...

    Não percebo o porquê dessa "funcionalidade" mas é algo que acontece nos dois principais browsers.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A posição do Google é a de que é feita propositadamente para não dar uma falsa sensação de segurança e relembrar que se um atacante tiver acesso ao PC, terá acesso às passwords - quer isso dê mais/menos trabalho.

      Eliminar
    2. Pois eu percebi isso depois pelos comentários ao artigo, acho ridicula e descabida essa explicação mas enfim...

      Eliminar
  2. Mesmo que metessem uma password para que se pudesse ver as passwords guardadas, continua a haver uma maneira bem simples de contornar o sistema.

    Se o preenchimento automático estiver activo, basta "inspeccionar" o campo da password e mudar o tipo de campo de password para text e a password será revelada. Isto funciona tanto no Chrome como no Firefox.

    ResponderEliminar