2013/09/06

Análise ao Micro Router Asus WL330NUL

O Luis Costa traz-nos mais uma análise, desta vez ao mini router da Asus WL330NUL.


Qual não é o Geek que não gosta de um bom gadget? Quando me foi proposto testar o mini router WL330NUL da Asus pensei: "o que terá este pequeno equipamento de tão importante que justifique uma atenção especial?" Bem, o facto de ser o mais pequeno do mundo poderia ser um bom indicativo, pelo que resolvi meter mãos ao trabalho.





A caixa, tem na parte traseira um excelente resumo sobre as capacidades deste mini router que podemos levar no bolso para qualquer lado. Basta ver as imagens e ler o texto para ficar-mos esclarecidos. Várias possibilidades de utilização e alimentação. Começamos bem.
A Asus anuncia este WL330NUL como sendo o mais pequeno router do mercado, e não temos que aceitar que sim. O router é um pequeno "tubo" de secção estritamente necessária para se poder encaixar uma ficha de rede ethernet, chegando ao cúmulo de quase ser menor que o carregador que o acompanha (se não fosse pelo seu comprimento).


No interior da caixa, temnos o router, transformador e a documentação da praxe.

Aproveito já para apontar o ponto mais negativo deste router, o seu transformador, que além de ser gigante face ao router (ou um transformador do mercado chinês), não foi capaz de alimentar o router quando tentei utilizar dois cabos USB. Refira-se que ligado directamente ao router, ou apenas com um cabo funcionou perfeitamente.


Em funcionamento

Os testes foram realizados em Windows e Linux. 



O WL330NUL pode funcionar como router, hotspot, adaptador de rede (RJ45) ou adaptador wireless.


Desliguei o adaptador wireless do PC, e liguei o router, o qual foi automaticamente detectado. Interessante a possibilidade de importar as redes wireless já conhecidas.


Bastou portanto ligar o WL330NUL e já estava a navegar.


Podem optar por utilizar a configuração via browser. O interessante é que é possível associar várias redes wireless. Será particularmente útil se tiverem duas ou mais redes WiFi em casa.
No caso em questão, associei a minha rede de casa e a banda larga. Quando precisei de efectuar um teste com esta última, foi reconhecida automaticamente.


Funciona da mesma forma em ambiente Windows e Linux. Muito interessante o facto de o router alterar o modo de funcionamento ao ligar-se um cabo RJ45. Deixa de se portar como adaptador wireless, para passar a adaptador de rede por cabo. A função router, permanece inalterada.


 Actualização firmware



Esta é daquelas coisas que não perdoo. Se está disponível, pimbas!


O processo de actualização é simples e rápido como se pretende.


Potência do sinal


Como tinha lá por casa um mini router TP-Link, resolvi comparar a performance de ambos. O resultado foi um empate técnico. Com recurso a equipamento destes ligado a uma tomada consegue-se estender o sinal WiFi com bastante facilidade. Como valor acrescentado, temos o baixo consumo do router, ideal para um equipamento que vai estar ligado todo o dia. A conta da electricidade agradece.As velocidades não são estonteantes, mas suficientes para navegar tranquilamente na internet.


Apreciação Final

O WL330NUL é uma verdadeira caixa de surpresas. É daqueles equipamentos que deve fazer parte da mochila de qualquer Geek. Basta 1 ou 2 minutos para terem acesso a um router, hotspot ou adaptador de rede (fica ou wireless). Faltou-me apenas verificar se este pequeno equipamento era compatível com Android.

É muito simples de utilizar, e a sua versatilidade é o seu grande trunfo. Está disponível no mercado por valores na ordem dos 40€.



Asus WL330NUL


Prós:
  • Pequeno, leve
  • Versátil
  • Simples de utilizar
Contras:
  • Transformador "gigante"
  • Preço face à concorrência

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)