2013/09/21

Aviões Miniatura Realistas


Tenho que começar por dizer que sou daquelas pessoas que durante a juventude e adolescência era completamente obcecada por aviões. Era capaz de desenhar de memória todo o tipo de aviões militares em pormenor, coleccionava toda a literatura sobre os mesmos e, claro está, era raro o fim-de-semana que não dedicava um tempo a montar kits de aviões à escala. Por isso mesmo, dou especial valor a estes modelos, que nestas fotografias quase passam por aviões reais.

Penso que a minha progressão foi a habitual, começando por montar aviões que ficavam com a cor do plástico que era fornecido, apenas com os decalques que vinham com eles, mas rapidamente cravei os meus pais para que comprassem tintas e pincéis para que pudesse começar a dar-lhes um outro acabamento.



Embora fosse fã dos aviões, confesso que nunca tive grande habilidade para as pinturas, e uma vez que nunca conseguia criar exactamente aquilo que tinha imaginado (mais tarde vim a descobrir que o que me faltava era de um aerógrafo, para criar aquelas pinturas realistas - em vez das camadas de tinta que nada de natural tinham) lá me resignava com as minhas limitações.

Agora que falo nisto relembro-me que devo ter cerca de meia-dúzia de kits por abrir em casa dos meus pais, que guardava para quando chegasse o "momento certo". Por esta altura já serão relíquias vintage... que se calhar valem uma fortuna no Ebay... ou então não! :)

Nem que seja como forma de salvaguarda caso fiquem sem electricidade ou internet num fim-de-semana - ou simplesmente queiram voltar a ter contacto físico com os "trabalhos manuais" e pousar por momentos os tablets e smartphones que apenas proporcionam toques virtuais - não será mau pensado reunirem a família em redor de um kit e darem forma a um destes "brinquedos".

P.S. Não vale usar uma impressora 3D para obter o resultado final sem trabalho! :)

3 comentários: