2013/09/21

iPhone 5 reage aos toques em metade do tempo dos smartphones Android


Por muito bons que os smartphones de topo actuais sejam, continuam a haver certas diferenças que continuam a separar o "feeling" de mexer num iPhone do que se tem num Android - mesmo se o Android muito evoluiu e apresenta agora níveis de fluidez excelentes. Agora, surge um novo benchmark que poderá ajudar a explicar essa diferença: a da velocidade de resposta aos toques no ecrã.

Segundo os testes da Agawi, o iPhone 5 reage aos toques com um atraso médio de 55ms, uma melhoria substancial face aos 85ms obtidos por um iPhone 4, e numa classe à parte do que se obtém em equipamentos como o Galaxy S4, HTC One, Moto X e Lumia 928 - todos eles com valores acima dos 110ms, o dobro do obtido num iPhone 5 (falta saber se o 5S trará alguma melhoria neste campo).


Considerando que tanto um S4, como o HTC One e o Lumia 928 são equipamentos "de topo", não me parece que os seus responsáveis tenham optado por hardware mais barato, pelo que imagino que a principal causa desta diferença substancial esteja no software - a nível do processamento e reacção aos eventos - o que também deixa antever que possam haver melhorias por via de actualizações futuras.

De qualquer forma, parece ficar assim descoberta e quantificada uma das coisas que habitualmente "não se conseguem explicar" a nível da utilização entre um iPhone e um Android. Pudera... no tempo em que um S4 poderá reagir a um toque, um iPhone 5 poderá já ter dado resposta a dois!

Esperemos que estes números sirvam para sensibilizar os fabricantes para que dêem mais atenção a este aspecto e para que tornem os seus equipamentos mais "imediatos" a reagir aos utilizadores.

8 comentários:

  1. http://www.mememaker.net/static/images/memes/2336108.jpg

    ResponderEliminar
  2. Este sim é o grande mal do android

    ResponderEliminar
  3. Ah bom! Eu realmente apanho cada seca a esperar 110ms pela reação do telefone ao meu toque!...

    Estes são daqueles testes sem utilidade alguma... E que tal terem investido numa bateria decente?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é questão da seca, é a questão da percepção de como o sistema funciona. Em tempos falei cá de um post de um sistema de reacção de alta-velocidade. Não consegui dar com ele mas dei com o vídeo:

      http://www.youtube.com/watch?v=vOvQCPLkPt4

      Podes dizer que não tem utilidade nenhuma, mas olha que tem e *sente-se*.

      Eliminar
    2. Eu uso diariamente um Iphone 4s um Galaxy SII mini (Android 2.2) e um Galaxy Tab 2 (Andrid 4.1) e não foi preciso nenhum benchmark para me dizer a diferença que existe no "toque" entre um e os outros dois. Acredita que a diferença é grande, muito melhor no Iphone.
      O caso mais gritante ou onde mais noto é na escrita, mais fluida no iphone.
      Já agora, se alguém tem a mesma experiência (utilizar ambos os sistemas)que eu, é capaz de me dizer se ao escrever/selecionar no Android tudo fica ligeiramente "desviado" para a direita?

      Eliminar
  4. Ah isso explica! Realmente, o mexer num iDevice é outra coisa, sempre me pareceu, sim e uma experiência melhor do que o Android... mas...

    Poderia-se dizer que...

    O iOS só faz metade do Android... :P

    ResponderEliminar
  5. Gostava de saber qual é a veracidade desse teste.
    Dizer uma coisa e mostrar gráficos não significa nada...

    Ah...eu fiz um teste com o meu HTC Sensation e obtive 48ms:

    http://imageshack.us/photo/my-images/842/y3rd.jpg/

    ainda é mais rápido do que esses todos...LOL

    ResponderEliminar
  6. Realmente é um teste muito importante, comparado com o consumo de bateria do iOS7...

    ResponderEliminar