2013/09/22

BMW apresenta o i8


Depois de o vermos apenas como protótipo (e em filmes), o BMW i8 torna-se finalmente num modelo real pronto a ser comercializado e a fazer sonhar várias gerações de condutores que não estão dispostos que seja um computador a tomar o seu lugar ao volante. Tendo eu crescido com posters de super-carros nas paredes (no meu caso, do mítico Lamborghini Countach), penso que se fosse hoje, teria que os trocar por uns com este i8 - que mais parece uma nave espacial sobre rodas.



Este será o primeiro "super-carro" que não tem vergonha de usar um motor com apenas 3 cilindros e com uma modesta cilindrada de 1.5L. Graças ao duplo turbo, este motor consegue gerar 231cv de potência e 320Nm direccionados para o eixo traseiro; a que se adicionam mais 131cv e 250Nm gerados pelo motor eléctrico ligado ao eixo dianteiro. Ou seja, temos 362cv e 570Nm no total, permitindo uma aceleração dos 0 aos 100Km/h em apenas 4.4 segundos, ao mesmo tempo que o consumo médio se fica por uns reduzidos 2.5l por cada 100Km.


Sendo um híbrido, é possível optar por vários modos de condução: entre o modo completamente eléctrico (autonomia de até 35Km a uma velocidade máxima de 120Km/h; modo normal, com autonomia para cerca de 500Km; e modo desportivo, para o máximo prazer da condução e total usufruto de ambos os motores em simultâneo.

Na lista de opções temos coisas como jantes em liga de carbono, faróis laser (estreia mundial), e muitas outras coisas para inflacionar um preço que já de si não deverá ser nada barato. Bem... pelo menos o poster deverá estar dentro das nossas possibilidades.


1 comentário:

  1. Carlos, li algures que a traseira deste carro parece e engoliu a traseira de um porsche. Depois de ler isto nunca deixei de ver isso no carro. :)

    ResponderEliminar