2013/09/16

Disney Transforma Dedos em Colunas de Som


Em breve os professores terão que se preocupar com mais do que as mensagens escritas ou os papelinhos passados de mão em mão. A Disney criou um microfone que é capaz de gravar uma mensagem e posteriormente ser usado de forma a que a pessoa possa enviar essa mensagem para simplesmente tocando-lhe no ouvido.

Se alguma vez já sentiram aquele ligeiro formigueiro eléctrico de quando tocam nalguns equipamentos que não estão bem isolados já saberão qual é a técnica utilizada. O microfone modificado transforma o sinal de voz num sinal de alta-voltagem (mas baixa corrente) que utiliza o corpo como meio condutor, e que quando se encosta o dedo ao ouvido de outra pessoa, faz com que as vibrações causadas possam ser ouvidas como som.

Ora aqui está um caso em que os investigadores tiveram que "sofrer" pelo seu projecto, já que para determinarem qual as voltagem e corrente adequadas para esta função tiveram que suportar muitos e variados choques eléctricos. Ainda agora alertam para que será possível sentir-se o tal "formigueiro" eléctrico... mas desde que não seja um daqueles "esticões" que se apanham da electricidade estática ao sair de um carro (e que até fazem faísca!) já me dou por satisfeito.

Quanto a utilizações práticas... não sei bem o que poderá sair daqui. Talvez smartphones que nos permitem escutar mensagens encostando o nosso dedo ao ouvido? Não seria mal pensado... embora outras pessoas pudessem achar um pouco estranho estarmos sempre com o dedo enfiado na orelha. :)

5 comentários:

  1. Isto daqui a nada vai fazer sucesso por causa da Moda de Smart Watch. Agora é só enfiar dedo no ouvido e falar ao telemóvel. :)

    ResponderEliminar
  2. Eu costumos fazer isso com os dentes, é preciso é tapar os ouvidos.

    ResponderEliminar
  3. Nuno José, costumas fazer o quê com os dentes? Morder orelhas? Receber choques eléctricos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Usa-los como ouvido, tapas os ouvidos e colocas algo que vibre entre os dentes e vais ouvor isso, como por exemplo um diapasão, uma guitarra uma coluna, etc

      Era assim que o Beethoven ouvia as suas composições.

      "Ele usava também uma baqueta de madeira entre os dentes e apoiava sobre a caixa de ressonância do piano para sentir as vibrações."
      http://www.arquivosdeorl.org.br/conteudo/acervo_port.asp?Id=636


      Eliminar
    2. Este sistema da Disney, faz o mesmo que meteres uma diapasão directamente no ouvido, para afinares uns instrumento fazes isso ou então usas a caixa de ressonância como a da guitarra para ampliar o diapasão.

      Eliminar