2013/09/16

Parashoot salta do Kickstarter para o Indiegogo


O ParaShoot é um projecto que visa criar uma pequena câmara portátil que se possa levar connosco para todo o lado e usada em todas as situações. Como tantos outros projectos recorreu ao Kickstarter para se financiar, e rapidamente conquistou o apoio do público, angariando bem mais do que os $30 mil dólares que tinha por objectivo. O projecto já ia nos $117 mil dólares quando, sem qualquer explicação... foi suspenso pelo Kickstarter.


Os seus responsáveis não perderam tempo, e imediatamente saltaram para a segunda plataforma mais popular de crowdfunding, o Indigogo, dizendo que não podem ficar "encravados" nesta fase onde já está tudo a postos para dar início à produção.

É uma situação estranha, pois se por vezes nos deparámos com projectos duvidoso, neste caso não me parece ser nada de extraordinário: o projecto é facilmente concretizável, sem grandes complexidades técnicas, e onde o preço pedido não é nenhuma "pechincha" - o que à partida parece indicar que é um projecto feito "com pés e cabeça". O caso torna-se ainda mais estranho pois até ao momento o Kickstarter não deu qualquer justificação para o sucedido, o que certamente deixará os envolvidos em estado de desespero (já não chega quando o PayPal decide congelar o dinheiro e suspender os pagamentos?)

Serve para relembrar que mesmo quando um projecto parece estar bem encaminhado e com tudo a seu favor... ninguém está livre de ter que lidar com um balde de água fria que surge do nada e sem qualquer explicação. É de esperar que o Kickstarter tenha que ter um controlo apertado para evitar projectos fraudulentos, mas seria bom que quando decide suspender um projecto também informasse os apoiantes (e os responsáveis) dos motivos que o levaram a tomar essa decisão.

1 comentário:

  1. Pelos comentários na página do Kickstarter, parece que várias investigações dos utilizadores levantam algumas dúvidas sobre o desenvolvimento do produto. Existem câmaras com as mesmas especificações, à venda no e-bay por volta dos 100$, sendo o único factor diferenciador as capas e alguns dos apoios.

    Vender umas capas (por $50 :-\ ) até podia passar, mas pelo video eles dizem que desenvolveram tudo de raiz. Parece tudo um bocado estranho.

    Os tipos do kickstarter é que podiam ser um bocado mais transparentes quando cancelam um projecto. Até para não haver duvidas por parte de quem estava interessado no projecto.

    ResponderEliminar