2013/09/10

Dynamic Keyboard para Android muda dinamicamente o tamanho de cada tecla


Não há falta de variedade de teclados para a plataforma Android, mas a partir do próximo dia 14 teremos mais um teclado que parece estar muito bem conseguido: o Dynamic Keyboard. Em vez de nos deixar desenhar sobre o teclado, como no Swype, SwiftKey Flow, ou até no teclado de origem que vem nos Android mais recentes, este Dynamic Key aumenta a precisão da escrita modificando dinamicamente o tamanho de cada tecla.

Ou seja, ao escrever uma palavra, o teclado é capaz de prever aquilo que estão a tentar escrever e aumenta automaticamente as teclas das letras mais prováveis que se seguirão. Poderá não parecer muito, mas a diferença a nível da redução de teclas erradas é substancial.

A única coisa que se poderá colocar em causa é se este teclado será realmente o primeiro a fazer uso desta técnica, pois tenho quase a certeza de que há vários outros teclados que utilizam esta mesma técnica - embora não a mostrando de forma visual (aumentam a área de toque, mas o tamanho da tecla no ecrã permanece inalterado). Infelizmente não consegui dar com nenhuma referência concreta a esta técnica, pelo que não poderei garantir que o façam - sendo que um dos teclados que dará uso a esta técnica é a... do iOS.

Actualização: fui dar com uma patente da Apple relativa precisamente a este sistema, pedida no ano de 2011 e que foi publicada em Fevereiro deste ano.

Mas, sem dúvida que tem mais piada ver as teclas a mostrarem o seu verdadeiro tamanho dinâmico - e este teclado tem outras coisas que estão igualmente bem conseguidas (e pelo menos no vídeo que se segue, parece mexer-se bastante bem!) A partir do dia 14 poderemos comprovar se funciona tão bem como anuncia.



[via Android Police]

1 comentário:

  1. Uso o SwiftKey no meu Andoid e até agora foi a melhor coisa que instalei no pobre telemovel que tanto sofre!

    Apesar de ter um ar aborrecido ele é bastante bom. Agora o aspecto desse novo teclado é bastante apelativo... Estou bastante curioso. No site nao fazem nenhuma referencia ao preço da app. Gratuita nao vai ser de certeza.

    ResponderEliminar