2013/09/10

EOS Parking - Pagamento de parquímetro por Telemóvel em Gaia


Ninguém gosta de pagar para estacionar o automóvel, mas se temos que o fazer ao menos que seja da forma mais cómoda e eficiente possível. Certamente já se depararam com a desconfortável situação de não terem moedas, e das máquinas de pagamento automático se recusarem aceitar notas para pagamentos inferiores a determinado valor. Quando se trata de parar na via pública nos parquímetros, então a coisa é ainda mais chata, obrigando a procurar o parquímetro mais próximo... ir buscar o talão, regressar ao carro, e ainda por cima obrigando-nos a fazer uma estimativa "por alto" do tempo que lá vamos ficar - fazendo com que em muitos casos se pague em excesso pelo tempo em que já lá não estamos.

Com o EOS Parking esses problemas desaparecem.

Com a app eos Parking no vosso smartphone (iOS ou Android), podem tratar de toda a gestão do estacionamento sem terem que se preocupar com talões, e podendo também ajustar o tempo de parqueamento, prolongando-o ou reduzindo-o conforme as necessidades, e pagando apenas o valor estritamente necessário sem excessos.



Mas então, em que difere este sistema dos demais que já permitem o pagamento dos parquímetros por telemóvel?

É que este é o primeiro sistema que funciona em regime de pós-pagamento. Os actuais sistemas funcionam com pré-carregamento de um cartão que depois vai sendo descontado com as utilizações - sendo que têm que lá ter o dinheiro "investido" mesmo que não o gastem durante meses, e correndo igualmente o risco de o saldo acabar no pior momento possível. No caso do EOS, a vossa conta tem um cartão de crédito associado, e o mesmo é debitado apenas após a utilização; sendo também enviada uma factura única para o utilizador.


Por agora este sistema tem disponíveis apps eos Parking para Iphone e eos Parking para Android, funcionando também por web mobile para os restantes smartphones. No futuro está planeada a expansão deste serviço a outras cidades de Portugal e Espanha, assim como permitir a gestão do processo via SMS e chamada de voz, assim como fazer o pagamento em parques cobertos e até saldar eventuais infracções.

Se andam de carro por Gaia, será uma app altamente recomendável para instalarem no vosso smartphone.

1 comentário:

  1. Em Coimbra o Meo Parking não resultou:

    «Os Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra tornam público que, o serviço de Pagamento Móvel de Estacionamento – MEO Parking, em funcionamento experimental na Cidade de Coimbra, será suspenso a partir de 31 de julho/2015.

    Recordamos que o serviço foi inaugurado em Abril de 2013 pelo então presidente da Câmara Municipal de Coimbra, João Barbosa de Melo

    Os (poucos) habituais utilizadores deste sistema vão ter de voltar a usar moedas na Zonas de Estacionamento de Duração Limitada»

    ResponderEliminar