2013/09/28

F16 já voam sem Piloto


Parece que não é só em terra que há interessados em criar veículos sem condutor. Na Força Aérea Norte-Americana, decidiram transformar alguns F16 desactivados nestes QF16... aviões em tudo idênticos, com a pequena diferença de... não necessitarem de ter um piloto a bordo!


A melhor maneira de os descrever será como sendo aviões tele-comandados como os que habitualmente vemos "de brincar", só que aqui à escala real e com toda a potência e maneabilidade de um F16 - um dos mais icónicos e versáteis caças de combate. Se estão surpreendidos com isto, mais surpreendidos ficarão quando souberem a que fim se destinam: servir de alvo a abater durante missões de treino, proporcionando inimigos bem mais realistas que os habituais drones com menor capacidade.

Cá para mim isto não passa de um primeiro teste para avaliar até que ponto caças tele-comandados não serão alternativas bem mais interessantes do que aviões com pilotos humanos a bordo. Num avião tele-comandado não temos problemas de realizar manobras com forças G que fariam desmaiar (ou matar!) qualquer piloto humano. Mas, isso logo se verá assim que estes "alvos" forem postos em acção e mostrarem o que valem face aos aviões com pilotos de carne e osso.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva

      Para mim isto é um pouco estranho..., controlei-os tantos anos "com-piloto-a-bordo"..., quer dizer que, no que toca a controladores, também estes tenderão a ser substituídos por software..., sinais dos tempos...

      Eliminar